Parlamentarismo X Presidencialismo
Exames: Parlamentarismo X Presidencialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filipi82 • 5/4/2014 • 321 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
PARLAMENTARISMO X PRESIDENCIALISMO
Se tivesse que escolher entre presidencialismo e parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Explique seus argumentos que justificam a escolha?
Presidencialismo (Brasil) O presidente tem mandado fixo e próprio assim como o legislativo, possuem comandos independentes. O presidente pode sofrer um impeachment (como em 1992 com Fernando Collor) por motivo de corrupção formado por uma comissão parlamentar de inquérito que irá avaliar as denuncias. O presidencialismo é caracterizado pela centralização de comando na figura do presidente da república sofre diversas e duras críticas, que ficam mais acentuadas quando um executivo é combinado com um legislativo distribuído em diversos partidos e acarretam em decisões mais demoradas e muitas vezes insolúveis. Para resolver parte destas inconstâncias a solução seria o parlamentarismo.
O Parlamentarismo consistiria em uma dependência mútua de governos como, por exemplo, o legislativo pode se opor as decisões do governo e o executivo pode dissolver o congresso e solicitar novas eleições. No parlamentarismo ao meu ver deve existir muita discussão entre os três poderes já que o chefe de estado só existe pois possui a maioria de partidos em uma coalizão.
O Brasil quase adotou o regime parlamentarista em 1988 e 1993 (quando os brasileiros disseram não a emenda)
SISTEMA PARLAMENTAR:
Poder executivo: Ministro --> Chefe executivo- forma o gabinete dos ministros
Imperador ---------------------------------- chefe do estado (representa o povo)
PRESIDENCIALISMO
Presidente (chefe do executivo): Chefe de estado (em nome da nação)-> Chefe de governo (em nome da União)
Poder Legislativo > Poder executivo
Tendo analisado os dois modelos acredito que o parlamentarismo se aproximaria mais do modelo que poderia ser implementado mas deveríamos levar em conta a falta de uma constituição, a atual corrupção do governo e também o elevado número de partidos existentes o que dificultaria sua implementação.
...