Passo 2 (Equipe) Responder às Seguintes Questões: 1 O Que Significa Afirmar Que "Somos Feitos De Tempo"? 2 Explique Por Que A Preservação Da Memória Histórica, A Reconstituição Do Passado, O Relato Dos Acontecimentos não são Sempre Idêntico
Monografias: Passo 2 (Equipe) Responder às Seguintes Questões: 1 O Que Significa Afirmar Que "Somos Feitos De Tempo"? 2 Explique Por Que A Preservação Da Memória Histórica, A Reconstituição Do Passado, O Relato Dos Acontecimentos não são Sempre Idêntico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mi666 • 21/5/2014 • 547 Palavras (3 Páginas) • 568 Visualizações
1- O que significa afirmar que ”Somos feitos de tempo”?
Desde a descoberta da escrita, descobriu-se também a importância dos registros, deste modo a construção da historia nos levou a necessidade de relatar acontecimentos que transformaram os indivíduos ao longo do tempo, desde os primórdios, tribais, a história moderna e contemporânea. O passado é de extrema importância para a herança de um povo onde se fundam suas raízes do presente assim como nossa herança cultural culminará em uma nova geração mais rica em conhecimentos e valores. É a partir dela que exploramos o inicio, seja em âmbito familiar, social ou histórico. As ações e o modo de pensar mudam, nada permanece o mesmo. Por isso, quando afirmamos que “somos feitos de tempo”, significa que estamos inseridos nele, que somos parte dele. Tempo é vida, o tempo é tudo.
2- Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares. Porque ela varia de acordo com a cultura, suas crenças e tradições.
A historia é construída gradativamente, e tem suas mudanças de acordo com o tempo. Os registros feitos pelos povos vão se modificando, seja pelo crescimento intelectual como tecnológico e visto que o ser humano é mutável, que assim como seu modo de pensar muda, seu modo de viver também mudará (cultura, costumes, valores, religião, forma de vida como um todo).
De acordo com Aranha & Arruda “O fato histórico é de certa forma “construído” desde as hipóteses que orientam a sua seleção até a escolha de um método (e não de outro). Por isso, dizem esses novos historiadores, é ilusão pensar que a história reconstitui o fato “tal como ocorreu”. (ARANHA; MARIA LÚCIA ARRUDA, 2006, p. 22).
Portanto, o passado nunca será idêntico, pois cada acontecimento histórico é relatado e interpretado de acordo com a evolução e de acordo com cada visão.
3- Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
- Para cultivar um saudável ceticismo: Vivemos num mundo do espetáculo e da moda, principalmente no campo da educação. “A “novidade” é vista como algo positivo, mas é preciso estar avisados com estas ‘novidades”, evitando o entusiasmo excessivo de mudanças. A História da Educação é um dos meios mais eficazes para cultivar um saudável ceticismo, o que evita o euforismo e promove a consciência critica.
- Para compreender a lógica das identidades múltiplas: Com a globalização marcada por uma alta circulação de ideias e conceitos, vivemos muitas divergências de identidades locais, étnicas, culturais. Uma das principais funções da História da Educação é compreender á lógica das identidades múltiplas, por meio da cultura dos povos, das tradições, educação, dos antepassados, da religião e da solidariedade.
- Para pensar os indivíduos como produtores de História: Fica claro que o passado faz parte do nosso presente e do futuro. Somos criadores de nossa história.
Dentro da História da Educação esta permite que façamos uma auto-avaliação de “que fomos” e de “como fomos”.
-
...