Portfolio Ciclo Antropologia Ética e Cultura
Por: Vinicius Rodrigues • 25/11/2024 • Trabalho acadêmico • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 41 Visualizações
[pic 1]
VINICIUS HENRIQUE GOMES RODRIGUES (RA 8136886)
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DO SÓLIDO MODERNO AO LÍQUIDO CONTEMPORÂNEO ORIENTADOR: PROF. EUGÊNIO DANIEL. CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
MOGI DAS CRUZES 2021
Após o fim da Idade Média na primeira metade do século XV temos o que vamos chamar de Idade Moderna se iniciando na segunda metade do mesmo século e tendo seu fim no final do século XVIII, sendo muito conhecida por ser a época que se inicia a exploração das Américas com alguns países como Portugal, Espanha, França, Holanda e mais tardiamente Inglaterra, por conta dessas explorações a globalização se torna mais forte do que nunca, as colônias invadidas se tornam importantes terras para o comércio mundial, levando riquezas naturais para países colonos abrirem seus comércios com o resto das grandes potências Europeias, e para que isso acontecesse em grande escala, países que tiveram uma colonização mais ativa no continente Africano retiraram pessoas desses países em regime de escravidão para serem mão de obra na colonização das Américas.
Um importante acontecimento dessa época é o fim do feudalismo e a criação do capitalismo como sistema econômico que ao passar dos anos se tornaria o sistema que rege a economia mundial, porém, esse sistema passará por várias fases até como o conhecemos hoje em dia.
“A partir da Era Moderna a tecnologia apresentou um ritmo bastante acelerado e a mecanização foi responsável pelo aparecimento de um grande número de máquinas e produtos que promoveram a indústria e a economia e marcaram a fase da tecnologia mecanizada ou industrial.” (HYNE e WYSE, 2018, p. 45)
A tecnologia traz consigo não apenas uma evolução para as máquinas e a ciência, essas novas tecnologias, a expansão do comércio e a industrialização faz com que o povo, que antes vivia no feudo, faça parte do homem assalariado ou da burguesia, trazendo independência para o indivíduo e criando oportunidades para a construção de uma vida diferente da que se vivia no momento.
Essa busca pela mudança de vida o homem busca através da revolução trazer mais igualdade para seus pares, com a vinda da Revolução Francesa, a Idade Contemporânea se inicia. Insatisfeitos com a incompetência do Rei Luís XVI o povo trava uma batalha e retira a monarquia e aristocracia do governo do país.
A Idade Moderna traz uma ruptura com os preceitos da Idade Média onde a igreja controlava o Estado e as forças políticas do período, dando abertura para o individualismo e o favorecimento da razão humana, valorizando sua condição como humano. Esse pensamento vai se acumulando para que no futuro aconteça as revoluções que vão cada vez mais dando força para o homem e a sociedade em que ele vive, os sistemas políticos de cada época irá tanto libertá-lo quanto aprisioná-lo em um outro tipo de construção social. Com a Revolução Francesa, novamente o homem lutará para conquistar uma liberdade que lhe faltava naquela época, buscando sua independência e seu direito de ser um indivíduo ativo em sua sociedade. O que dificultará esses movimentos sociais será o Estado e suas imposições sobre como a sociedade deve ser conduzida.
A necessidade de mudança é carregada até os tempos atuais, o ser humano não vive a vida de maneira sedentária em suas relações pessoais, trabalhistas e emocionais, ele vive de uma maneira nômade com esses assuntos. Ao contrário das Eras anteriores, onde a pessoa se encontrava em uma condição, na qual por pior que ela pudesse achar, ela viveria aquela condição por toda sua vida, diferente de hoje em dia.
Segundo Bauman essa relação volátil do homem com seu ambiente se inicia após a Segunda Guerra Mundial e fica mais aparente nos anos 60, ele dá o nome a esse período de Modernidade Líquida, na qual as relações econômicas enfraquecem os laços pessoais e o consumo se torna o conceito mais relevante nas vidas dessa sociedade. O individuo nessa sociedade busca consumir tudo que lhe dará uma aparência melhor perante o olhar dos outros, que também ao viver nessa sociedade vivem em constante batalha para superar aquela aparência na qual é colocada para ela ser a melhor maneira e bem-sucedida de se ter. Nas palavras de Bauman:
...