Portfólio do Ciclo 3 de História do Claretiano
Por: robvar • 24/10/2021 • Ensaio • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 304 Visualizações
[pic 1]
Licenciatura em História
Professor/Tutor a Distância/Professor Responsável:
Maria Cecília de Oliveira Adão
Acadêmico: Roberto Varão dos Santos - RA8089335
História do Brasil - República
Avaliação Continuada: Elaboração de um Plano de Aula
Atividade de Portfólio
Plano de Aula
Tema
Política Trabalhista de Vargas
Tempo necessário
Três aulas de 50 minutos cada.
Etapa de ensino
Ensino Fundamental/anos finais.
Objetivos da aula
Desenvolver uma análise crítica sobre a política trabalhista criada por Getúlio Vargas como sustentação para o seu governo no Estado Novo.
Desenvolver a capacidade de pensar e refletir sobre a temática sugerida.
Ampliar a percepção sobre a importância das leis trabalhistas.
Conteúdo
Conhecimento da criação das leis trabalhistas do Brasil.
Uso da política trabalhista de Vargas como base de governo.
A Ditadura da era Vargas
Estratégias de ensino ou procedimentos didáticos
1ª Aula:
Para entendermos melhor a temática proposta, precisamos entender primeiro o cenário político da época, o Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas e iniciou-se em 1937, quando Vargas, aliado aos militares, realizou um golpe. Por tanto, a primeira aula será expositiva e dialogada abrangendo todo esse cenário do Estado Novo.
2ª Aula:
A segunda aula também será expositiva e dialogada, será passado aos alunos um vídeo no YOUTUBE de aproximadamente 30 minutos abordando como sugiram as leis e os direto trabalhistas no Brasil. Levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, será feito um debate com discussões a cerca do tema proposto. No final desta aula a turma será dividida em dois grupos para pesquisas fora do ambiente escolar, no qual o primeiro grupo ficará responsável por uma pesquisa sobre a CLT Consolidações das Leis Trabalhistas, e o segundo grupo pesquisará sobre a estratégia de Vargas na busca de desmobilizar qualquer possibilidade de insatisfação contra seu regime através da criação das leis trabalhista.
3ª Aula:
Essa será a última aula do plano e acontecerá de forma dialogada, os dois grupos explanarão e debaterão os resultados de suas pesquisas.
Recursos/materiais
Livro didático, Notebook com acesso à internet, data show, pincéis, quadro branco e materiais de anotações.
Sugestão de trabalho interdisciplinar
Com a atividade de pesquisa e debate, será trabalhado como forma interdisciplinar a leitura e interpretação de texto.
Avaliação
A avaliação será formativa, sendo feita em vários momentos da aula, no início com a avaliação diagnóstica, após o vídeo com os comentários dos alunos, com o resultado da pesquisa feita fora do ambiente escolar e com as discussões sobre as temáticas propostas.
Referências
REPENSANDO o Estado Novo. Organizadora: Dulce Pandolfi. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999. 345 p.
GOMES, Ângela de Castro. A invenção do Trabalhismo. 2°ed. Rio de janeiro: Relume Dumará, 1994.
https://youtu.be/JhFCaUBpxM (História da educação brasileira na Era Vargas)
Anexo
Política Trabalhista de Vargas
O Estado Novo foi um regime Político brasileiro fundado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937 que vigorou até outubro de 1945. Vargas realizou um autogolpe com a outorga de uma nova Constituição para o Brasil. o regime autoritário foi construído por Vargas ao longo da década de 1930. Era caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. Foi marcado também por avanços nas políticas sociais e econômicas, como a nova legislação trabalhista unificada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O período marcou também o auge do populismo e o atrelamento do Estado aos sindicatos.
Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas adotou uma política trabalhista, cujo objetivo principal era a formulação de um trabalhador produtivo e ordeiro, “o trabalhador sindicalizado, é o trabalhador disciplinado” demonstram como a função do sindicato perde suas características originalmente ligadas à organização de manifestações e greve que afrontam o interesse dos industriários. Sua política consistia em conceder benefícios aos trabalhadores e, ao mesmo tempo, conquistar sua confiança para assim mantê-lo sobre o seu controle. Na década de 1940, sobretudo a partir de 1942, Getúlio Vargas realinhou a sua política e procurou conquistar uma nova base de apoio.
...