Primeira Republica No Brasil
Trabalho Escolar: Primeira Republica No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giihcalderipe • 9/4/2014 • 250 Palavras (1 Páginas) • 734 Visualizações
O “café com leite”
Ficou conhecida como "política do café-com-leite" o arranjo político que vigorou no período da Primeira República (mais conhecida pelo nome de República Velha), envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos àpresidência de modo alternado. Assim, ora o chefe de estado sairia do meio político paulista, ora do mineiro.
O coronelismo e o voto de cabresto
Ficou popularmente conhecido como voto de cabresto o sistema tradicional de controle de poder político por meio do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública para favorecimento pessoal ou de simpatizantes políticos.
O poder dos governadores
Criada por Campos Sales, baseava-se no seguinte: o presidente apoiava os governadores estaduais e seus aliados e em troca eles garantiam a eleição para o congresso dos candidatos oficiais. Isso garantia a continuidade das grandes famílias (ricas e poderosas) no poder. Era uma troca entre os governantes estaduais e o Governo Federal. Esta troca funcionava graças:
1) À Comissão de Verificação
2) Ao Coronelismo
A política dos governadores
A política dos governadores foi um sistema político não oficial, idealizado e colocado em prática pelo presidente Campos Sales (1898 – 1902), que consistia na troca de favores políticos entre o presidente da República e os governadores dos estados. De acordo com esta política, o presidente da República não interferia nas questões estaduais e, em troca, os governadores davam apoio político ao executivo federal.
...