Processo Historico Da Educação
Casos: Processo Historico Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nicolibreno • 21/9/2013 • 344 Palavras (2 Páginas) • 1.623 Visualizações
Sempre houve, desde Homero, alguém por imitar, de Aquiles a Sócrates, passando por Alexandre ou outro grande antepassado. Esse laço entre o herói e a criança, entre o exemplo e o futuro cidadão, é o mestre que o tece”.
(Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil, p.95)
De acordo com a citação acima, leia as afirmativas a seguir:
I - Na antiguidade romana, a família era nuclear, composta por pai, mãe e filhos e o modelo familiar era patriarcal.
II - A educação romana sempre ficou a cargo da família e dos mestres. O Estado não se interessou pelo desenvolvimento da educação.
III - Em Roma, a reflexão filosófica não mereceu atenção de modo sistemático. Os romanos adotaram uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano, para a ação política e não para a contemplação e teorização do mundo.
IV - O Processo educacional romano foi lento, com métodos penosos de memorização, entremeados com castigos. Por se tratar de uma sociedade escravista que desvalorizava o trabalho manual, continuou sendo privilegiada a formação intelectual da elite dominante.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I e II
I, II, III e IV
III e II
III e IV
I, II e IV
PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO
3ª AA
QUESTÃO 01
A partir dos estudos realizados do componente "Processos Históricos da Educação', leia as afirmativas abaixo:
I - Resgatar a memória e refletir sobre o passado não representa um mero exercício intelectual: são elementos essenciais da constituição da identidade de um povo, da construção do presente e da possibilidade de pensar em um futuro.
II - Uma sociedade que conhece seu passado, que o compreendeu, que reconheceu os seus erros históricos e o que os causou é uma sociedade com uma identidade forte, com bases sólidas sobre as quais se constrói o presente e pensa o futuro.
III. Uma sociedade que sabe e conhece as raízes dos processos que a caracterizam e os efeitos que estas produziram no passado é uma sociedade frágil, instável, incapaz de se libertar das suas amarras históricas para pensar em um presente e um futuro diferente.
...