Processo de industrialização do canadá
Por: Natiely Santana • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 12.003 Visualizações
PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E PRINCINCIPAIS INDUSTRIAS DO CANADÁ
Iniciou-se o processo de industrialização no fim do século XIX, porém só teve impulso no século XX. A segunda Guerra Mundial serviu como um marco nesse processo, pois o Canadá passou a exportar os seus produtos industrializados para o mercado europeu.
O Canadá se beneficia amplamente de tratados de livre comércio, o NAFTA é um exemplo disto. Isto permite uma total integração entre as economias do Canadá e dos Estados Unidos. Os Estados Unidos são responsáveis por 80% das importações e exportações canadenses.
As indústrias Canadenses estão concentradas no Vale do Rio Lourenço sudeste do país, onde se destacam as províncias de Ontário e Quebec, com suas indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, madeireiras, entre varias outras.
Columbia Britânica – localizada na costa do pacifico, que tem a maior indústria madeireira do mundo e a mais importante do país. Essa região também recebe investimento dos Estados Unidos na área de produção cinematográfica.
Porção centro-sul – abrange as províncias (ta no slide) que tem destaque nos setores de equipamento de transportes , financeiro e de produção de combustíveis fosseis, como o carvão e o petróleo que tem em 70% do país.
E as Províncias atlânticas – Situadas na costa leste, e são importantes por seu desenvolvimento de pesca.
SEPARATISMO CIVILIZADO
Como consequência de sua colonização por dois países diferentes, o Canadá possui uma região que reivindica a sua separação do restante do país, fortemente marcado pela influência inglesa. É a província de Quebec, no Vale do São Lourenço, com 85% de população de origem francesa, que representa 28,7% do total dos habitantes do país.
O movimento separatista, não usa atos violentos para divulgar sua causa. As decisões são tomadas por plebiscitos, eleições em que o povo escolhe se quer ser um país independente.
...