Produção textual interdisciplinar em grupo - Um acontecimento, três jornais
Por: Jeibson_Borges • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
AGEU DE JESUS SERRA
JEIBSON MARTINS BORGES
UM ACONTECIMENTO, TRÊS JORNAIS
Processos de produção no jornalismo latino-americano
[pic 3]
Tucuruí-PA
2016
AGEU DE JESUS SERRA
JEIBSON MARTINS BORGES
UM ACONTECIMENTO, TRÊS JORNAIS
Processos de produção no jornalismo latino-americano
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina A História da América.
Professores: Fabiane Tais Muzardo, Fabiane Luzia Menezes Santos, Aline Vanessa Locastre, Leandro César Leocádio |
Tucuruí-PA
2016
SUMÁRIO
Introdução ____________________________________________________ p. 01
O ACONTECIMENTO
A VEICULAÇÃO DA INFORMAÇÃO ________________________________ p. 02
El Tiempo _____________________________________________________p. 02
O Estado de São Paulo __________________________________________ p. 02
El Comercio ___________________________________________________ p. 02
ANÁLISE DAS REVISTAS
Revista Época _________________________________________________ p. 03
Revista Veja ___________________________________________________ p. 04
As semelhanças e abordagens _____________________________________ p. 04
Referências ____________________________________________________ p. 05
Introdução[pic 4]
O artigo “um acontecimento, três jornais: processos de produção no jornalismo latino-americano”, da autora [1]Angela Zamim, tem por objetivo analisar os processos de produção que dão conta de sua materialidade jornalística. Considera um conjunto de notícias sobre o acontecimento dos jornais latino-americanos O Estado de S.Paulo, El Tiempo e El Comercio, publicadas em 2008 e 2009.
O arquivo reúne notícias que tratavam do acontecimento, publicadas entre março de 2008 e agosto de 2009, sendo 307 do Estado, 406 do El Tiempo e 503 do El Comercio e os aciona por três recortes: (1) a primeira semana de cobertura, (2) o primeiro mês; (3) e os 18 meses.
O ACONTECIMENTO[pic 5]
A morte de Raúl Reyes ingressa nos jornais como “o” acontecimento, aquele que irrompe como desestabilizador e tem sentido histórico. Para tal compreensão, o Angostura precisa ser inscrito no conflito interno colombiano. À morte vincula-se a notoriedade do morto, além da violência e excepcionalidade de sua ocorrência, porque pela primeira vez, em mais de 40 anos de conflito, um membro do Secretariado das Farc foi abatido pelo Exército.
A VEICULAÇÃO DA INFORMAÇÃO
El Tiempo
Este jornal destaca que o acontecimento é provocado pela Colômbia, inferindo que a ação militar instituiu um “golpe al corazón de las Farc”. Poucos movimentos da rede informativa de El Tiempo são suficientes para dar conta das ocorrências externas. O primeiro deles é da correspondente free- lancer em Quito, Maggy Ayala Samaniego, que explica no dia 2 como o presidente do Equador, Rafael Correa, soube do ocorrido na fronteira.
O Estado de São Paulo
Este Jornal infere que somente no dia seguinte é que as informações passam a aparecer por meio dos repórteres dos jornais. No dia seguinte, à rede informativa fixada a priori se justapõe a provisória. Dela participam os repórteres Ruth Costas e Expedito Filho, enviados à Colômbia e ao Equador, respectivamente. A partir do dia 10, sob a cartola América Latina, ainda é significativo o volume de informações produzidas sobre o Angostura, em sua maioria de agências. A reunião de chanceleres da OEA em Washington é tratada pela correspondente do jornal, lá sediada, Patrícia Campos Mello.
El Comercio
O jornal equatoriano aborda em suas páginas Política e Justiça. Tendo como correspondente em Bogotá, Carlos Rojas, ingressa no primeiro dia de cobertura, dia 2. No segundo, quando a invasão configura-se no acontecimento para o Jornalismo de El Comercio, Rojas ocupa-se do pedido de desculpas e das acusações do governo colombiano à chefia equatoriana; de como o anúncio da expulsão do embaixador colombiano em Quito foi recebida em Bogotá e da denúncia de nexos entre as Farc e o governo equatoriano, a partir dos computadores de Reyes.
Comumente El Comercio utiliza-se dos serviços do correspondente de El Tiempo em Washington, que produz despachos para os membros do GDA. Nesta situação, porém, faz trabalhar sua própria rede informativa. Como informou [2]Novais, 2010, Os Meios de Comunicação, de modo geral, auxiliam no acesso ao acontecimento, possibilitando tomar de empréstimo informações.[pic 6]
ANÁLISE DAS REVISTAS
Revista Época
Enfatiza a grande manifestação do dia “15 de março: os protestos pelo Brasil”. As Manifestações foram organizadas em várias cidades do país. A mobilização foi convocada, principalmente, pelas redes sociais.
...