Profuncionarios
Artigos Científicos: Profuncionarios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laidde • 6/8/2014 • 392 Palavras (2 Páginas) • 698 Visualizações
Trabalho Escolar e Teorias Administrativas. Modulo 10
Unidade 1: Concepções de educação: A relação escola-sociedade como ponto de partida e de chegada.
A educação varia de um lugar para outro, de um tempo para outro e de uma instituição para outra. Essa necessidade existe, fundamentalmente, em função dos tipos de sujeitos que cada sociedade deseja formar e das condições concretas de cada realidade social.
Ao longo do tempo, a educação tem sido objeto de muita discussão, motivo pelo qual foram surgindo diversas teorias para explica-la. Todavia, aqui o nosso interesse é analisar apenas algumas das principais concepções de educação, as quais, em linhas gerais, estão vinculadas a dois grandes paradigmas: O paradigma do consenso e o paradigma do conflito.
O discurso conservador do paradigma do consenso
Dentre as varias teorias que explicam o fenômeno educativo, destaca-se aquela vinculada ao funcionalismo. O funcionalismo percebe a sociedade como similar a um organismo vivo, composto de varias partes interdependente que, desempenhando funções especificas, devem ajudar na manutenção do equilibro social. Nesse sentido, a sociedade é preservada à medida que a harmonia reina entre os indivíduos, sendo as diferenças sociais percebidas como decorrências naturais das características pessoais desses mesmos indivíduos.
“O funcionalismo defende a necessidade da ordem social, bem como a reprodução das regras sociais pelos indivíduos, a fim de a sociedade perpetua-se”. Nessa lógica, vêm, em primeiro lugar, as estruturas sociais e não o indivíduo.
Na visão funcionalista, a educação é reduzida a um mecanismo adaptativo do homem à sociedade, restringindo-se à mera transmissão de conhecimentos, fazendo com que tradições e regras sociais sejam defendidas, por exemplo, pela escola, com o objetivo de manter o equilíbrio social.
Propostos do paradigma do conflito
O paradigma do conflito entende que toda sociedade possui contradições internas fortes o suficiente para levar à sua própria superação. Nesse sentido, os conflitos são vistos como necessários à organização social, pois eles estão presentes nas relações que os homens estabelecem entre si, no mundo social. Essa forma de perceber a sociedade tem como base o marxismo e adota o homem como o centro do mundo e como processo de suas ações, considerando que os humanos participam de determinadas relações sociais, defende que o mundo social deve ser compreendido a partir de seus condicionantes histórico-econômicos e da divisão e luta de classe. Este nível de percepção da realidade social influencia todas as concepções educacionais do paradigma do conflito.
...