Prática de Ensino: Observação e Projeto-Aproveitamento pedagógico de um ambiente não escolar.
Por: suzian • 14/2/2017 • Trabalho acadêmico • 1.973 Palavras (8 Páginas) • 916 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABLHO - APROVEITAMENTO PEDAGOGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
SUZIANE DA SILVEIRA SANTOS
RA 1624741
RIBEIRÃO BONITO-SP
2016
Sumário
- INTRODUÇÃO 03
- OBJETIVOS 03
- Objetivo geral 03
- Objetivos específicos 03
- DESENVOLVIMENTO 04
- Revisão Bibliográfica 04
- Procedimentos metodológicos 04
- Ambientes e Público Alvo 04
- Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos 05
- Propostas de ação e estratégias didáticas 05
- Tempo de duração 07
- AVALIAÇÃO 08
- Resultados esperados 08
- Considerações Finais 09
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
A diversidade é um inerente à natureza humana. O homem é um ser que desenvolve diferentes formas de viver, simbolizar e solucionar situações sociais. Esta capacidade vem da diversidade que se manifesta nas culturas, religiões, na pluralidade de raças e línguas que existem em todo o mundo.
A multiplicidade é uma realidade humana. Não considerar esta característica natural é um erro, que conduzirá ao preconceito e às formas de intolerância. A falta de compreensão e respeito mútuo tem ocorrido no convívio da humanidade: as guerras, os conflitos raciais, religiosos e o preconceito. O bullying expõe uma nova forma de descriminação. O ser humano é um ser dotado de grandes capacidades. As mudanças que se fazem necessárias, para que a tolerância seja combatida, devem acontecer na formação de valores éticos.
A escola é um ambiente de aprendizagem, possui um papel importantíssimo na formação de valores éticos e morais voltados para o desenvolvimento de cidadãos comprometidos com solidariedade, respeito e capazes de conviver harmoniosamente com a pluralidade cultural ética, linguística e religiosa. É dentro desta missão da escola, que este projeto de aproveitamento de um ambiente não escolar surgiu integrando as disciplinas de Artes, Educação Física e Ciências. A finalidade é trabalhar junto aos alunos, do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Manoel Liberato Mattos Negraes, o tema da pluralidade cultural, com foco na, mudança da mentalidade voltada para tolerância, compreensão, valorização e respeito das diferentes culturas, etnias, religião e línguas. A proposta visa sensibilizar o aluno a identificar essa diversidade, a partir de sua realidade individual, local e família, levando-o a refletir sobre a realidade.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Obter situações de aprendizagem que tornem o aluno capaz, de valorizar, respeitar e compreender a diversidade étnica, religiosa, cultural e linguística.
2.2 Objetivos Especificos
Compreender que a diversidade étnica, religiosa, cultural e linguística, é uma realidade que faz parte da convivência humana- levar o aluno a conscientizar-se , valorizar e respeitar todas as expressões da diversidade existente- compartilhar a importância do respeito mútuo para uma convivência pacifica-cultivar a atitude de tolerância e de paz-perceber a diversidade nas expressões culturais –entender as origens do preconceito.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Revisão Bibliográfica
E conforme a professora da USP Valéria Amorim Arantes:
A escola é um dos alicerces da educação, da cidadania e da formação de uma nação. É por meio dela que a criança inicia sua educação, sua integração social, seus relacionamentos e seus potenciais, ou seja relações complexas que se estendem por toda vida(LIBERAL 2005).
O preconceito e suas origens é um tema estudado e pesquisado, por várias vertentes científicas, com o intuito de entender as raízes desse comportamento e buscar um caminho de solução. Alguns conceitos são importantes para a discussão para a reflexão do tema: ’’ O preconceito é um julgamento prévio de uma pessoa com base em estereótipos. (...) localiza-se na esfera da consciência e/ ou afetiva dos indivíduos’’. (JOAQUIM, 2006 , p.01).
3.2 Procedimentos metodológicos
3.2.1 Ambientes e Publico Alvo
O projeto é destinado aos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Manoel Liberato Mattos Negraes.
A escola localiza-se na Rua Domingos de Almeida no bairro Jardim Centenário, cidade de Ribeirão Bonito, São Paulo.
O ambiente não escolar escolhido , para realizar a etapa do projeto de trabalho de aproveitamento pedagógico é o PSF-Dr. Luiz Carlos Monteiro Novo.
O PSF. Dr. Luiz Carlos Monteiro Novo localiza-se na Rua Atílio Chiavolone, no bairro Jardim Centenário, nas proximidades da Escola Prof. Manoel Liberato Mattos Negraes.
Toda área cercada de arvores, e contém uma área de espaço lúdico. Funciona como Programa da Saúde da Família.
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos
O tema transversal, pluralidade cultural será desenvolvido em todas as etapas do projeto, nas três disciplinas participantes com os seguintes focos.
- Educação Física: por meio estudar esportes coletivos levando o aluno a compreender que cada membro do grupo, com suas diferenças, contribuem para a conquista de um resultado para a equipe, vivendo mas com saúde.
-Artes: ligar o conhecimento do aluno a arte/ terapia, sob um olhar reflexivo, compreender que a cultura humana manifesta a sua diversidade nas expressões artísticas.
-Ciências: incentivar o aluno a desenvolver habilidades levando-os a compreender a realidade dentro de sua complexidade, e respeitar os diferentes pontos de vistas dos outros.
3.2.3 Propostas de ação e estratégias didáticas
O projeto será realizado em quatro etapas, sendo:
- 1° ETAPA - Aprender e refletir:
Nesta etapa os alunos receberão o conteúdo do projeto na sala de aula da Escola Municipal Prof. Manoel Liberato Mattos Negraes.
...