TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré História

Ensaios: Pré História. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada pelo aparecimento dos primeiros hominídeos, entre 1.000.000 até 4000 a.C. Sua história foi dividida em três partes:

Paleolítico Inferior – até 500000 a.C. (caça e coleta, instrumentos feitos de pedra, madeira, ossos, controle do fogo e surgimento dos primeiros hominídeos).

Paleolítico Superior – aproximadamente 30 000 a. C (pinturas e esculturas, objetos feito de marfim, ossos, pedra e madeira).

Sem técnicas sofisticadas no período paleolítico, os grupos humanos desenvolviam hábitos e técnicas que facilitavam sua sobrevivência em meio às hostilidades impostas pela natureza. As cavernas iam ganhando formas conforme a água caia sobre as pedras, sendo assim já servia de proteção para o frio. Para melhor compreensão desse período basta olhar as paredes das cavernas onde estavam as pinturas rupestres e de onde saíram as informações das ações cotidianas do homem neste período.

Uma das mais importantes descobertas dessa época foi o fogo. Em razão dessas características da cultura material do período, também costumamos chamar o Paleolítico de Período da Pedra Lascada.

Por volta de 40 mil anos, os povos do paleolítico começaram a viver em grupos mais populosos. Apenas no final deste período é que eles começaram a criar novas moradias feitas de gravetos e peles de animais.

Neolítico – por volta do ano 10 000 a.C. (objetos feitos de pedra polida, início da agricultura, artesanato, construção de pedra e a primeira arquitetura), de 5000 até 3500 C surge a idade dos metais, o final desse período, quando acontece o desenvolvimento da metalurgia, surgimento de cidades, invenção da roda, da escrita e do arado de bois.

Esse último período foi caracterizado pelas técnicas de construção de armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito. Assim, o homem criou a técnica de tecer panos, fabricar cerâmica, criar esculturas e construir as primeiras moradias. Conseguiu ainda o domínio do fogo. A maneira de desenhar e pintar, bem como seus temas, sofreu transformações. Além de pintar animais, o artista desse período passou a representar as pessoas em suas atividades cotidianas, nas produções artísticas.

Sobre a arte na pré-história, o naturalismo era a forma dos primeiros artistas registrarem aquilo que viam, sendo marcado como a principal característica desta arte. Naquele tempo o artista desenhava aquilo que ele estava vendo, e isso é notado, através das pinturas rupestres. Os animais, a natureza e tudo que eles podiam captar, eles reproduziam. Representações numéricas semelhantes com os dias da semana e outras aparentando as estações do ano também foram encontradas.

Uma das explicações sobre isso é que as pinturas eram feitas por caçadores que acreditavam em princípios mágicos: se fizessem a pintura de um animal na parede, poderiam capturá-lo no dia seguinte.

Técnicas utilizadas:

Mãos em negativo – feitas com argila no interior das cavernas, começaram a desenhar e pintar animais.

Interpretação da natureza – suas imagens produzidas nas cavernas revelam traços de força e movimentos para figuras de animais selvagens, como os bisontes e traços mais leves e frágeis, como cavalos.

Escultura – as mulheres eram as mais reproduzidas nas esculturas. Nelas, encontramos uma mulher com ventre e quadris volumosos, seios grandes e a cabeça se juntava ao corpo.

Instrumentos – utilizavam para fazer as pinturas óxidos minerais, osso, carvão, sangue de animais e vegetais e também o pó proveniente da trituração de pedras para fazer as mãos em negativo.

Os homens pré-históricos utilizaram técnicas de sombreamento e perspectiva que só foram utilizadas milhares de anos depois, mais especificamente na época da Renascença. O artista do Neolítico revelou preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.

Nas esculturas é possível notar a ausência da figura masculina, tanto nas pinturas quanto nas esculturas. Acredita-se que presença da representação feminina se dá em razão da crença de que as pequenas estatuetas femininas seriam amuletos relacionados com o culto à fertilidade, fator decisivo para a sobrevivência do grupo. Nesse trabalho destaca-se: a Vênus de Willendorf.

No período neolítico ocorre um desafio na técnica artística, dar a ideia de movimento através da imagem fixa, então eles começaram a criar figuras com traços pequenos que aparentam leveza e agilidade.

Sobre a arquitetura, no período paleolítico os homens eram nômades então não possuíam habitações, viviam somente em cavernas. No final deste período é que eles começaram a criar novas moradias feitas a partir de gravetos e peles de animais. Na verdade o homem nesta época ainda não havia entendido o que era forma e detalhes.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com