Pré-história
Tese: Pré-história. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunabevilaqua • 24/11/2013 • Tese • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ
PRÉ-HISTÓRIA
Ji-paraná - RO,
2013.
Período Eolítico
Apesar de ser considerado o primeiro período pré-histórico dentre a cultura humana, os estudos que englobam o período Eolítico são feitos através de hipóteses, pois o mesmo apresenta pouquíssimas informações precisas, chegando até a ser considerado por alguns historiadores como o inicio do período Paleolítico.
Período Eolítico foi a denominação dada por Gabriel Mortillete um arqueólogo Frances dentre os anos de 1821 e 1898 no século XIX.
Sabe-se que neste período houve então o surgimento do Homo Herectus, cerca de 2 milhões de anos atrás, até 300.000 A.C. Segundo alguns registros arqueológico esta espécie vivia principalmente no continente africano e áreas como a Indonésia, China, Alemanha, Hungria, Grécia, França e Tanzânia. Eles mediam entre 1,30 e 1,70 m de altura.
Homo Hectus
Gabriel de Mortillet chegou a acreditar que algumas das pedras datadas daquele período poderiam ser consideradas instrumentos utilizados pelo Homo Herectus, mas devido a falta de precisão histórica, é difícil saber se essas rochas sofreram interferência humana ou de algum animal.
Período Paleolítico
Também conhecido como o período da Pedra Lascada, o período Paleolítico foi um dos mais longos períodos da humanidade que vai de 2,7 milhões de anos até 10.000 A.C. Nessa época o homem praticava o Nomadismo, logo ocorria que depois de utilizar os recursos naturais a eles oferecidos em determinada região que habitavam, os bandos que por volta de 40 mil anos tornaram-se cada vez mais populosos, buscavam então locais que lhes ofertariam mais água , frutas, caça e pesca.
Nessa época a baixa e severa temperatura obrigava o homem paleolítico a viver em cavernas, e ter como vestimentas a pele de animal. A descoberta do fogo foi um fator importante que colaborou para melhores condições de sobrevivência do homem neste período, mas nesta época o surgimento do fogo era apenas de forma espontânea, ele era utilizado para iluminação e para manter o corpo aquecido. O atrito entre pedras e galhos secos foram descobertos posteriormente através da técnica de observação, pois eles notaram que se fosse colocado naquele fogo galhos secos o mesmo tenderia a aumentar então o homem deduz que o mesmo pode além de surgir espontaneamente pode provir deste material.
Com o uso da inteligência, os seres humanos criaram ferramentas de ossos, madeira e pedras para auxiliar suas atividades do dia a dia. Em razão dessas características da cultura material do período, também costumamos chamar o Paleolítico de Período da Pedra Lascada.
Indícios levam a crer que as representações artísticas de animais, encontradas nas paredes das cavernas deste período, como a Gruta de Altamira, na Espanha, localizada em 1879, refletem objetivos mágicos. Ou seja, é bem possível que esses caçadores acreditassem na profunda interação entre a arte e a realidade.
Período Mesolítico
Este período teve inicio há cerca de 10.000 A.C. e teve seu fim quando a temperatura global ficou mais amenizada e homem conseguiu desenvolver a agricultura por volta de 6.000 A.C. Nesta época em geral viviam em condições nômades, embora em alguma regiões costeiras europeias e no próximo Oriente Médio (onde encontrava-se recursos suficientes e regulares) alguns já passavam a viver de um modo mais sedentário.
No período Mesolítico, o homem começa a utilizar a descoberta do fogo de forma estratégica: para espantar os animais, iluminar as habitações, cozinhar alimentos, mas principalmente se proteger do frio da época.
O período Neolítico se desenvolveu a técnica de produzir armas e instrumentos com pedras polidas por atrito, que as tornava mais afiadas. A partir daí, o ser humano criou técnicas como a de tecelagem e da cerâmica e construiu as primeiras
...