TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Guerra E Globalização

Casos: Pós Guerra E Globalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 7

Pós Guerra e Globalização

A Guerra Fria inicia-se logo após o término da Segunda Guerra Mundial, pois os EUA e a URSS começam a disputar a hegemonia (dominação política, militar, economia e ideológica).

A URSS era socialista, com igualdade social e ausência de democracia. Os EUA, por sua vez, defendia a expansão do capitalismo, baseado na economia de mercado, na democracia e defesa da propriedade privada. De 40 a 89 essas potências passaram a tentar implantar seus respectivos sistemas em outros países.

As duas potências se envolveram numa corrida armamentista, criando exércitos e comprando armas para seus territórios e para os de aliados.

Surgiram neste período dois blocos militares:

-OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte): liderada pelos EUA, buscava defender os interesses militares dos países membros, como Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, etc.

-Pacto de Varsóvia: comandado pela URSS, defendia militarmente os países socialistas, como, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, etc.

A ausência de democracia, o atraso econômico e as crises que se abateram sobre as Repúblicas Soviéticas aceleraram o fim do Socialismo. Em 1989, com a Queda do Muro de Berlim e a reunificação das Alemanha isso se tornou ainda mais claro.

-O fim da Guerra Fria propulsiona o que se convencionou chamar de Globalização. Tal fato explica-se principalmente por dois fatores:

*Crise Econômica (anos 70): falência do Welfore State; Crise do Petróleo; Fim do Acordo de Bretton Woods.

*Desintegração da União Soviética: excesso em gastos militares (corrida armamentista); burocracia estatal e condições de vida precárias.

Dentro deste aspecto da URSS teremos:

*85: Gorbatchev- Reformas econômicas e políticas.

*91- Teltsin- desmonte da URSS + empréstimos US$ 22 bilhões ao FMI.

Globalização Econômica:

>Surgem novos polos econômicos: países asiáticos, BRICS, União Europeia etc.

>Com o desmonte da URSS, se faz necessário integrar as ex-repúblicas soviéticas a economia de mercado.

>a década de 80 é considerada perdida devido as recessões, dívidas e problemas inflacionários em grande parte dos países da América Latina.

>No Brasil, os problemas inflacionários foram combatidos pelo Plano Cruzado (Sarney) e o Plano Collor- congelamento de preços e salários- confisco da poupança e privatizações.

>Neoliberalismo: reordenamento da economia mundial, alterando as relações da intervenção estatal na economia, privatizações, redução dos gastos na área social. Os principais representantes dessa política foram Pinochet (Chile); Thatcher (Reino Unido); e Reagan (EUA).

>Consenso de Washington: trata-se de um conjunto de medidas criadas pelo FMI, Bird (Banco Mundial) e Departamento do Tesouro dos EUA, que visa acelerar o desenvolvimento dos países, sendo composto por 10 princípios básicos.

>Dissolução da ideia de direita e esquerda

> Redução da economia a “atos de troca”;

>Instabilidade- excesso de governo

Anotações Gerais:

Os países do Oriente Médio elevam os preços do combustível, a fim de combater a hegemonia norte-americana- Crise do Petróleo-, como consequência findou o Bretton Woods, onde os EUA geravam muitas moedas, criando a ilusão de ter mais dinheiro do que de fato possuía o que gerou uma crise interna norte-americana. Essa crise reflete no mundo todo, acabando com o Welfore State (série de programas de incentivo a população: educação, saúde, previdência social e outros diversos benefícios sociais que visavam além de oferecer melhores condições à população, diminuir a desigualdade social). Paralelamente, a URSS sofria com a escassez de bens básicos, devido aos gastos com armamentos e diversos outros aspectos militares. Via-se, especialmente após a morte de Stalin, que o governo socialista não duraria. Quando Gorbatchev entra no poder, inicia uma mudança gradual, abrindo aos poucos o mercado para novas tecnologias ocidentais, encerrou monopólios socialistas, organizou novas eleições etc. Portanto, uma série de reformas econômicas e políticas, até porque os norte-americanos exerciam forte pressão para que a abertura de mercado prosseguisse. Gorbatchev renuncia e Teltsin entra no poder em 1991, colocando um fim quase que imediato na URSS, seguido de um pedido de empréstimo de US$22 bilhões ao FMI. As armas que haviam sido compradas começam a ser comercializadas. O fim da URSS causa fortes reflexos na Rússia, como o tráfico de armas, mulheres e etc.

Com o fim da bipolaridade mundial, a integração econômica mundial, Globalização, ganhou força para se solidar, resultando em: mercado integrado; semelhança nos padrões de trabalho; ausência de modelos alternativos de política; efeitos políticos e econômicos de alcance mundial; nova noção de espaço e distância; avanços tecnológicos, comunicativos, e no transporte, etc.

*BRICS: bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

-As ex-repúblicas abandonam os regimes totalitários e passam por uma redemocratização, voltando endividados (especialmente América Latina).

-Plano Cruzado (Sarney)- problemas inflacionários- visando contê-los altera a moeda e opta por congelar preços e salários, porém, apenas os salários estagnaram. Posteriormente vem o Plano Collor, que confiscou a poupança, justficando que este dinheiro seria necessário para melhorias e que congelaria durante um ano e meio e então você poderia sacar.

-Neoliberalismo: começa a ser aplicado no Chile, Reino Unido e EUA, se expandindo posteriormente para todo o mundo. Como o nome indica, retoma os conceitos do Liberalismo Econômico criado pelo economista Adam Smith; indicando a diminuição da intervenção do Estado na economia, isso não quer dizer que o Governo perca como um todo a sua autoridade, mas deixa de se envolver nas relações trabalhistas, passa a ter o papel de incentivar os gastos com benefícios sociais, privatizar as estatais, aumentar a competitividade e reduzir gastos.

-Sabe-se que para se integrarem ao mercado globalizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com