TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a diferença entre a democracia da Grécia Antiga e a dos dias atuais?

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de História

Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência – PIBID – CAPES

Coordenadora: Prof. Dra. Fátima Lopes

PLANO DE AULA – 2012.1

Bolsistas: Bruno Pinheiro Meira

                            Leonardo Cruz Pessoa

                                                               Marinésio Freitas Junior        

Assunto:

        Democracia

Tema:        

        Qual a diferença entre a democracia da Grécia Antiga e a dos dias atuais?

Objetivo Geral:

         Abordar o conceito de democracia na Grécia Antiga relacionando-o com os diferentes sentidos da ideologia na atualidade, tomando como exemplo, países que tem concepções particulares na utilização do conceito. Debatendo, inclusive, alguns aspectos conflituosos da democracia no Brasil.

Objetivos específicos:

         A partir da abordagem feita sobre o surgimento do conceito na antiguidade e as suas particularidades na época, poderão compreender as transformações e diferentes perspectivas sobre o significado do conceito “democracia” na contemporaneidade. Percebendo as diferenças presentes no significado de uma mesma palavra utilizada na antiguidade e ainda nos dias atuais.

        

Procedimento Metodológico (forma, procedimentos/atividades):

        Abordaremos o conceito de democracia na Grécia antiga para a partir de então problematizar quanto a utilização de um conceito no estudo de História, dando relevância, dentre outros aspectos, às contradições existentes entre a teoria e a prática num sistema político democrático, ou seja, às incoerências existentes na concepção da ideologia na prática política, social e religiosa no mundo contemporâneo, em especial no Brasil.

Cronograma:

◙5 minutos: Abordagem sobre o surgimento do conceito “democracia” na Grécia antiga e a diferença existente entre este conceito e os de “monarquia” e “oligarquia”.

◙10 minutos: Explanação sobre a estrutura política e social da Grécia no período democrático. Sendo expostas suas formas de organização e maneiras de aplicação de direitos e deveres dos cidadãos, senadores e juízes e aqueles que não eram considerados cidadãos, como crianças, mulheres, estrangeiros, escravos, filhos de pais não gregos e ou gregos ainda menores de 18 anos.

◙15 minutos: Partindo da explanação sobre o contexto e a forma da democracia na Grécia antiga, se abordará diversas formas da democracia nos dias de hoje, como a Democracia direta, a Democracia Representativa, a Semidireta presente na Suíça, aspectos da República Democrática Popular da Coréia, da República Popular da China e da República Democrática do Irã.

◙20 minutos: Diálogo com os alunos sobre a complexidade da democracia no Brasil, sendo trabalhados os artigos 06,54 e 19 da Constituição Federal, para abordar o problema das concessões dadas para políticos manipularem os meios de comunicação em massa (Canais de televisão), tomando como exemplo, canais televisivos do Estado do Rio Grande do Norte que estão há décadas sobre o poder de famílias tradicionais do cenário político. Assim como também a questão da falta, em determinadas situações, de uma posição laica por parte do Estado, que por muitas vezes parece sobrepor os parâmetros de uma lei verdadeiramente democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com