RELATÓRIO DA FILME "ONDA"
Ensaio: RELATÓRIO DA FILME "ONDA". Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: aparacida • 25/9/2014 • Ensaio • 558 Palavras (3 Páginas) • 1.333 Visualizações
RELATÓRIO DO FILME “A ONDA”
Questão 1: O filme se passa na Alemanha nos tempos atuais. Professor Rainer elabora um curso optativo sobre a AUTOCRACIA para os seus alunos. Logo no primeiro encontro ele promove a pergunta: “É possível a Alemanha sofrer com uma ditadura?” A resposta dos alunos causa surpresa ao professor. Qual era a resposta dos alunos sobre a pergunta do professor?
Questão 2: O professor Rainer começa o seu curso promovendo uma série de modificações na sala de aula. Cite duas transformações.
Questão 3: Em uma das cenas do filme, o professor estabelece a necessidade de se utilizar um uniforme durante a semana do curso. Explique qual o argumento do professor em relação ao uniforme.
Questão 4: Em nosso país, o uniforme é obrigatório nas escolas públicas. Você concorda com a obrigatoriedade do uso do uniforme? Justifique.
Questão 5: A aluna Karo resolve não usar o uniforme escolhido pelo professor. Na aula seguinte ela é a única vestida com roupa comum. Qual é a reação da turma e do professor em relação à atitude da aluna?
Questão 6: Imagine que você tem que resumir as características do grupo “A onda” em três palavras. Quais seriam?
Questão 7: Cite um trecho do filme que demonstra que “A Onda” estava ultrapassando os limites da sala de aula.
Questão 8: Relacione duas características do fascismo com as cenas do filme.
Questão 9: Veja abaixo o discurso de Charlie Chaplin no filme “O Grande Ditador”
Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, negros, brancos.
Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.
Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!
É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!
...