Racismo Carlos Moore
Por: bssilva.fsa • 12/5/2017 • Seminário • 459 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Página 1 de 2
Racismo: passado conflituoso, presente comprometido, futuro incerto
A eterna confusão em torno do racismo
- Racismo como construção ideológica
- Construido a partir da ideologia, elaboração com fins políticos e econômicos, e que perpassam pela educação, moralidade, ética, demonstração cientifica (estudos antropológicos)
- Racismo como indecente, vulgar, ingnorante.
- Abstração de que o racismo pode ser vencido a partir das próprias ideias que o constroem (educação, moral religiosa cristã)
- Sensação de reconfortamento; controle da situação sobre o racismo. Democracia racial no Brasil: “não exite raça negra ou branca e sim uma só raça, a raça humana. Não ao racismo!”
- Desconstrução desse conceito: utilizar da história para provar que o racismo fora construído historicamente.
- Falar sobre o racismo através dos tempos, por que se têm uma ideia de racismo como algo recente, construído por causa da escravidão. (cerca de 300 anos atrás; se for pensar a escravidão....)
- Apesar disso, em pleno século XXI, o racismo não é um “conceito” superado.
- Um exemplo é o Rigveda, que é o livro sagrado do hinduísmo. Nele estão descritas cenas de extermínio racial, na qual os invasores brancos dizem que Deus os mandou com a missão de exterminar o que chamavam de "extirpe" negra.
Racismo, sexismo e preconceitos
- “diversidade” de racismos: os mais diversos tipos de opressões e preconceitos classificados como racismo
- Ainda assim, o racismo será o mais violento dos preconceitos
- Racismo e Sexismo
- SEXISMO: fenômeno exclusivamente antimulher; misoginia; machismo
- Universalidade do racismo e do sexismo: presente na maioria das culturas e civilizações na história da humanidade, fundada nos livros religiosos (bíblia, alcorão, rigveda; religiões colocam o homem superior ao mulher; ex)
- Determinados e construídos historicamente: perpassam todas as culturas e todas as civilizações
- Sexismo tbm é construído historicamente
- Desenvolvimento pelos conflitos: político, econômico e cultural.
- Consciência racista e consciência sexista.
- Diferença: “o fenômeno se desenvolve dentro de um nó de relações socialmente simbióticas, biologicamente fusionais e psicologicamente complementares entre homem e mulher.” (p.227) Ou seja, o racista/misógino não precisa ter uma fusional, direta com o objeto de ódio ou rejeição.
- Misoginia: o misógino se relaciona com mulheres dentro da sua família e isso pode acontecer perfeitamente mesmo ele sendo misógino.
- Ressalva para o sexismo no momento em que ele choca com a transversalidade do racismo. “Solidariedade Feminina
- Feminismo branco e feminismo negro: pq a importância do feminismo negro
- “O homossexual negro, homem ou mulher, é alvo do racismo do homossexual branco, homem e mulher. Ora, tanto os homossexuais brancos quanto os negros são estigmatizados pelo homofobia de negros, mulheres ou homens, a despeito de esses últimos serem o alvo principal do racismo” (p.227)
- Ódio racista: o racismo corresponde a uma forma sim de ódio; um ódio profundo, cujas raízes se perdem na memória esquecida da Humanidade e que remetem a insolúveis conflitos longínquos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com