Redação: Manifestações 2013
Exames: Redação: Manifestações 2013. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisonalencar • 2/9/2013 • 258 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Uma força jovem tomou as ruas de várias cidades brasileiras meses atrás em busca dos seus direitos: preço alto das passagens do transporte público, julgamento do mensalão, atos contra a PEC-37 e os gastos excessivos com os atuais eventos no nosso país, foram as principais reivindicações, dentre inúmeras outras.
Literalmente, não há força maior do que a de uma grande concentração de estudantes indignados, mas é preciso que cada um saiba bem pelo que briga, pelo o que está sendo reivindicado e o que vinha acontecendo até então, mas se tratando de uma imensa massa com poucas possibilidades de interação, dá pra deduzir que o número de idealistas nesse meio é bem inferior. Do outro lado, há também os “baderneiros de plantão”, que aproveitam esse evento histórico para depredar o patrimônio público e destruírem tudo o que encontram pela frente, dificultando ainda mais de se saber quem é quem no meio da multidão.
Revoluções são eficazes quando a massa tem plena consciência da finalidade da reivindicação e o que acontece à sua volta, é trabalhoso, mas é necessário “reger a voz do protesto”. Mas o fato é que as coisas aconteceram e ainda estão acontecendo, e só nos resta torcer por um “final feliz” para o nosso país, mesmo que se tente entender as massas nas ruas, propor caminhos, questionar medidas, dividir reflexões, não tem jeito: em se tratando da sociedade e de revolução, cabe à História nos contar futuramente qual foi o resultado do grito do povo, mesmo quando nem todo o povo sabe pelo que está gritando.
...