Reflexões a respeito de um texto sobre educação
Por: Julio_Farias • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 567 Palavras (3 Páginas) • 381 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO
JÚLIO CÉSAR FARIAS CAVALCANTE
RA: 1524214
OSASCO
2015
JÚLIO CÉSAR FARIAS CAVALCANTE
REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO
Trabalho apresentado à Universidade
Paulista – UNIP INTERATIVA, do curso de História
Como um dos requisitos para obtenção
Da nota da Disciplina Prática de Ensino:
Introdução à docência, ministrada pelo
Prof Wanderlei Sergio da Silva
OSASCO
2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO_______________________________________________ 03
2.TEXTO SELECIONADO________________________________________04
3.REFLEXÕES GERAIS_________________________________________ 05
4.REFERÊNCIAS_______________________________________________06
INTRODUÇÃO
Neste trabalho farei uma reflexão sobre um texto selecionado da Internet, de Paulo Freire, a respeito da Educação, abordando os principais assuntos e temas.
Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Reflexões
Ao iniciar a leitura do texto, logo deparo-me com um paradoxo interessante. Todos concordam que um bom professor é imprescindível e os querem para seus filhos, porém não desejam que seus filhos sejam professores. Quando eu digo a meus amigos que estou fazendo História, eles se espantam e me perguntam meio que já afirmando: Mas não é para ser professor, né? Isso e diversos outros fatos demonstram o quanto sabemos que esta profissão é desvalorizada, apesar de ser linda e fundamental. O senso comum nos diz que, apesar de ser uma profissão de grande prestígio, não valeria a pena tanto trabalho árduo para tão pouco retorno, uma vez que a remuneração não é tão boa, o fato de muitas vezes serem culpados pela educação precária das escolas e, dentre diversos outros, o fato de muitas vezes não serem respeitados pelos alunos, desrespeito este que chega ao extremo e absurdo ao ponto de haver violência por parte dos alunos. Tudo isso já levou os nossos professores a entrarem em greve diversas vezes, inclusive recentemente, sendo a principal reinvindicação o aumento de salário.
...