Relatório da Exposição Talho Místico
Por: Hívi Dineas • 4/1/2017 • Relatório de pesquisa • 373 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
Relatório de Visita: Exposição “Talho Mítico – Artes do Juazeiro”
Hívinna Cláudia da Cruz Dineas
No dia 11 de Dezembro de 2015, foi programada uma visita ao Museu Janete Costa de Arte Popular, localizado no bairro Ingá, em Niterói. A visita foi realizada pela turma de Tópicos Especiais em História da Arte, do curso de Desenho Industrial, da Universidade Federal Fluminense. Acompanhados pela professora Renata Vilanova, nos destinamos ao museu por volta das 11h. Ao chegarmos lá, fomos ver a exposição “Talho Mítico – Artes do Juazeiro”, que reunia trabalhos de mestres da arte popular nordestina.
O Juazeiro do norte representa um dos maiores centros de devoção católica no país e de núcleo de produção artesanal. Conta como figura importante o Padre Cícero Romão batista, maior incentivador do artesanato como principal fonte de renda local. O acervo contava com obras envolvendo pinturas naif, esculturas de madeira e cerâmica, e trabalhos de xilogravura. Logo no início do nosso trajeto o que se destacou foram esculturas tendo como material principal os troncos de madeira e como atividade, o talhar. Temas regionais e representações de figuras importantes foram vistas nessas esculturas, como reis magos, cachorros, sereias e lagartos do sertanejo.
Vimos também alguns trabalhos de xilogravura. Novamente, a arte do talhar de destacava na arte do Juazeiro do Norte. As artes de xilogravura eram representadas pela “Lira Nordestina” e tal lirismo mostrava a dramaticidade da vida no sertanejo, romarias e retratavam também a vida do homem no campo. Sendo figura de grande importante na vida nos moradores, o Padre Cícero foi muitas vezes visto nessas obras. Eram histórias contadas através de imagens.
Após as xilogravuras, observamos esculturas de cerâmica. Trabalhos bem mais detalhados no quesito polimento. Encontramos também algumas pinturas no estilo naif. Sendo sua arte uma representação de contexto artístico espontâneo e com liberdade estética de expressão, as pinturas não seguiam uma técnica, conseguiam transmitir sua mensagem e todas de forma bem criativa e colorida.
Após analisar todas as obras percebemos o quanto a produção artesanal nordestina reflete uma história cultural. Seus trabalhos, além de serem feitos por trabalhadores com vocação e serem bem detalhados, são formas de representação de temas regionais e figuras importante. Através da arte os juazeiros do norte conseguem contar histórias e fortalecer sua cultura.
...