Relatório de Exu
Por: maiala • 7/4/2015 • Relatório de pesquisa • 571 Palavras (3 Páginas) • 477 Visualizações
Resumo
Este trabalho tem como finalidade expor uma visita ao Museu do cantor e compositor Luiz Gonzaga, situado em Exu (639 km do Recife), cidade natal do cantor, idealizado pelo artista, que construiu um complexo de atração no “Parque Aza Branca” administrado por uma ONG de 1.500 hectares situada em uma antiga fazenda comprada pelo “Rei do Baião” no ano de 1974 onde construiu o Museu do Gonzagão com o intuito de preservar o seu nome e a sua obra, pois sua carreira já estava consolidada. É este lugar que hoje se organiza e abre os braços para o nosso povo e para a nossa cultura.
Relatório sobre a visita a Exu
O Museu do Gonzagão
Luiz Gonzaga do Nascimento era filho de Januário José Santos, lavrador e sanfoneiro, e de Ana Batista de Jesus, agricultora e dona de casa. Nasceu na cidade de Exu PE, em 13 de dezembro de 1912. Desde criança se interessou pela sanfona de oito baixos do pai, a quem ajudava tocando zabumba e cantando em festas religiosas, feiras e forrós.
O Parque Aza Branca uma ONG construída sob forma de uma sociedade covil sem fins lucrativos dispõe do maior acervo físico, deixado por Luiz Gonzaga. O Museu do Gonzagão idealizado e construído pelo cantor e compositor, abriga o maior acervo material original do músico e compositor. Entre os objetos pessoais, há sanfonas, sandálias, troféus, fotografias, livros, jornais, condecorações, chapéus de couros, discos de ouro. Atração também muito importante é a sua residência, que conserva toda a sua originalidade, com todos os seus móveis, o quarto do casal tudo o que possuíam de utensílios domésticos na sua forma original, uma verdadeira história de vida do Rei do Baião, como também o Mausoléu onde Gonzaga está sepultado juntamente com sua primeira esposa (“ dona Helena”), foi construído por seu filho Gonzaguinha.
No Parque existem duas pousadas para hóspedes: Santana, em homenagem à mãe do cantor (a agricultora e dona de casa Ana), e Januário, nome de seu pai, lavrador e sanfoneiro. Há ainda uma réplica da casa de reboco onde nasceu o músico e um viveiro de assas-brancas, um tipo de pombo que deu inspiração a uma das músicas mais conhecidas. A grafia do nome do parque acompanha a da canção original, registrada assim para acompanhar o Z de Luiz e de Gonzaga.
A maioria dos visitantes são estudantes que vêm a Exu em excursões, mas, também a cidade recebe turistas inclusive do Japão e da Irlanda. Algumas partes já estão necessitando de reforma, mas, segundo informações de alguns membros da ONG que administram o local que já há recursos destinados para os ajustes necessários.
Mesmo depois de sua morte, a obra de Luiz Gonzaga continua cada vez mais viva e popular, se tronando um mito cada vez maior, exercendo uma influência absoluta sobre a cultura nordestina. Visivelmente, outra grande importância de Luiz Gonzaga foi ter reinventado o Nordeste, mudando a forma de olhar das pessoas ao nordestino, mostrando toda a sua riqueza e cultura.
Diante de tudo isso que analisamos, pode se afirmar sem nenhuma dúvida de que Luiz Gonzaga teve a importância sociológica de ser ícone para
...