Religião Austrália
Resenha: Religião Austrália. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carla05 • 26/3/2014 • Resenha • 405 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
cristianismo 74,4% (católicos 25,8%, anglicanos 17,8%, sem filiação 12,5%, protestantes 10,6%, outros 8,2%, dupla filiação 0,5%); agnosticismo 16,8%; outras religiões 7%; ateísmo 1,8% (ano de 2010)
As igrejas com o maior número de membros são a Igreja Católica Romana, a Igreja Unida da Austrália, e a Igreja Anglicana da Austrália. As igrejas pentecostais e movimento carismático também estão presentes sendo encontrados na maioria dos estados. O Conselho Nacional de Igrejas na Austrália é o principal órgão cristão ecumênico.
Estão presentes na Austrália:
Hillsong Church
Igreja Católica Romana
Igreja Anglicana da Austrália
Igreja Unida da Austrália
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Igrejas Cristãs Australianas
Igreja do Evangelho Quadrangular
Igreja Universal do Reino de Deus
Igreja de Cristo
Igreja Luterana
Igreja Presbiteriana da Austrália
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Testemunhas de Jeová
Anterior à colonização europeia, em 1788, pessoas de várias fés tiveram contato com os povos aborígenes australianos. Este contato se dava através de exploradores, pescadores e sobreviventes dos inúmeros naufrágios. Tiveram inúmeros artefatos recobrados por estes contatos, embora não haja nenhum registro de influência à religião aborígene.
O cristianismo foi introduzido com a colonização europeia da Austrália a partir de 1788. Das denominações cristãs, a mais predominante era a Igreja Católica Romana, encontrada entre irlandeses condenados e Anglicanos, entre outros prisioneiros. Outros grupos eram também representados, por exemplo, pelos Tolpuddle Mártires, que eram metodistas.
Após a colonização, alguns marinheiros e prisioneiros muçulmanos foram à Austrália em navios de condenados. Afegãos se estabeleceram no país na década de 1860, na década de 1870 malaios diversos foram recrutados (a maioria, subsequentemente, foi repatriada). Apesar disso, o Islã não era uma força durante este período.
Durante a década de 1800, os colonizadores europeus levaram suas igrejas tradicionais à Austrália, inclusive a Igreja da Inglaterra (hoje Igreja Anglicana), e a Metodista, Católica, Presbiteriana, Congregacional e Batista.
40% da população pertencendo à Igreja Anglicana, ainda Igreja da Inglaterra, 23% de católicos, 34% de outras linhagens cristãs e 1% professavam religiões não-cristãs. O pCom exceção de uma pequena mas significante população luterana descendente de alemães, a sociedade australiana, em 1901, era predominantemente anglo-celta, com rimeiro censo, realizado em 1911, mostrou que 96% da população se identificou como Cristão. Hoje em dia 37.2% dos australianos se declaram protestantes, 25.8% dos australianos se declaram católicos, 2.7% se declaram cristãos ortodoxos, 0.2% se declaram ortodoxos orientais, 2.1% se declaram budistas, 1.7%
...