Resenha
Resenha: Resenha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Clauzin • 8/5/2013 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 444 Visualizações
Palavras-chave (debate, acadêmico, educacional, conhecer.)
A intenção deste artigo e debater. Sua base e a pesquisa histórica: seu foco, a caracterização das instituições. Trata-se de uma reelaboração de parecer preparado para a versão pre¬liminar dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educa¬ção Infantil, encaminhada pelo Ministério da Educação a vários especialistas, para avaliação.
Os autores procuram destacar e debater os elementos que seriam capazes de contribuir para o avanço do conhecimento e o aprimoramento da pratica, permanecendo apenas os ruídos de uma comunicação que se presta a imobilizar e a reproduzir aquilo que e necessário transformar.
Abordando o tema em discussão podemos analisar que os autores debate a questão da polaridade entre assistência e educação, representando o mal e o bem, como em um conto de fadas, permite as propostas inaugurar o novo e implantar o pedagógico ou o educacional, nos textos ... , enquanto a realidade institucional permanece intocada nas questões que efetivamente discriminam a população pobre.
Alguns conhecimentos adquiridos sobre a temática abordada faz refletirmos sobre o dialeto entre educação infantil e currículo, onde colocam-se em questão, aqui, os princípios orientadores da organização curricular para a educação infantil.. com a pre¬ocupação de romper hegemonias que só poderiam ser im¬postas por meio de silêncios, interdições e pela difusão generalizada de um enfoque parcial, que não reflete o conjun¬to das pesquisas e estudos da área.
Assim sendo posso adiantar que a visão dos autores sobre educação infantil e currículo se da de forma homogênea, onde o que se coloca como desafio para o campo da Educação Infantil é a necessidade de assegurar o acesso a um atendimento de qualidade a todas as crianças.
ANÁLISE CRITICA
É nessa perspectiva que se afirma que concluo que a necessidade de se estudar o lugar do currículo na política nacional para a Educação Infantil, pois é preciso reafirmar a função social da Educação Infantil, de modo a proporcionar à criança uma educação que garanta formas efetivas de participação e inserção no mundo ao qual pertence.
...