Resenha Cortiço
Tese: Resenha Cortiço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dagojr • 25/11/2014 • Tese • 870 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
O Cortiço teve uma boa repercussão e percebemos sua qualidade e relevância para a história da literatura, pois acabou sendo levado às telas do cinema, sob a direção de Francisco Ramalho Jr.,com Betty Faria representando Rita Baiana.
Um dos valores maiores de Aluísio, que vemos retratados em o Cortiço é sua facilidade em fixar conjunto humanos, em fazer uma análise de tipos sociais, só que esses tipos só se manifestam como uma “conseqüência” do meio, pois o grande personagem na verdade é o conjunto,ou seja, o cortiço. Os personagens modificam-se por influência do meio.
Outro fato que é bastante destacado na obra é o sexo, várias cenas são descritas em cima desse tema, e essas descrições são feitas de modo bem detalhista e realista, tomando para isso, termos científicos, biológicos, fazendo alusão às idéias correntes na época: o cientificismo, darwinismo e todas as demais teorias biológicas que estavam em alta, e eram características principais do Naturalismo.
Podemos corroborar essas afirmações com um trecho da história que relata um “encontro sexual” de Miranda e Estela (ambos eram casados, mas como Estela o havia traído eles não mais mantinham relações íntimas, só que Miranda não se separava delapor causa do dinheiro), estorceu-se toda, rangendo os dentes, grunhindo, debaixo daquele seu inimigo odiado.
Podemos notar as ações humanas comparadas às de animais.
Algumas vezes o tema em destaque não é o ato sexual em si,, mas também a sensualidade que é trabalhada principalmente na figura da Rita Baiana. Rita Baiana essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada! Divina!
Nunca dançara com tanta graça e tamanha lubricidade. Cada verso que vinha de sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio.
Pontuamos um outro aspecto importante na obra, a redução da mulher em simples objeto,“escrava” ao realizar os afazeres domésticos e trabalhistas (a maioria das mulheres do cortiço eram lavadeiras) ou em objeto sexual, pronta a todo momento à satisfazer as necessidades dos homens, isso percebemos com mais clareza na personagem Bertoleza (escreva fujona), que era extorquida por João Romão, dono do cortiço, este era uma pessoa mesquinha, que não media esforços para conseguir o que queria, nem que para isso tivesse que passar por cima dos outros. Bertoleza trabalhava dia e noite sem parar e não era reconhecida, até porque no final da obraJoão, querendo se casar com a filha do Miranda para adquirir riqueza, manda os verdadeiros donos da escrava buscá-la, para poder se casar com Zulmira. A negra no ato vendo-se traída pelo companheiro enfia uma faca no ventrerasgando-o, a descrição dos fatos nessa cena é de forma tão cientificista e realista que parecemos visualizá-la.
Vemos na cena acima descrita e em também outras passagens do romance um total abandono de sentimentos, onde o que vale é o dinheiro, o poder, aquela idealização e sentimentalismo românticos não tem mais vez nesse período, as idéias realistas e naturalistas já tem tomado todo o espaço de fato, retratando o que realmente acontecia no contexto social da época.
Como já citamos anteriormente, o cortiço é tomado pelo autor como o protagonista do romance, e Aluísio tratou de caracterizá-lo, e descrevê-lo minuciosamente, como um verdadeiro personagem
...