Resenha filme germinal
Por: Eduarda Rafaela Garmus • 19/5/2017 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 844 Visualizações
RESENHA DO FILME GERMINAL
TRABALHO DE ECONOMIA POLÍTICA
ALUNA: EDUARDA RAFAELA GARMUS
TURMA: 1º MB
O filme ‘’Germinal’’ passa-se na França, no século XIX, e caracteriza perfeitamente a expansão capitalista e o contexto político, econômico e social da época.
A história passa-se entre minas de carvão e a vila onde moram os operários que lá trabalham. Inicia mostrando um homem em busca de emprego no meio de uma crise, o qual aceita um emprego com baixa remuneração e de menor prestígio que o seu anterior. No decorrer, o roteiro apresenta as condições miseráveis em que os trabalhadores estavam submetidos, de extrema exploração, onde trabalhavam parar comer e muitas sem remuneração suficiente para tal fim.
A situação agrava-se quando os patrões das minas decidem por reajustes nos salários dos operários, os quais prejudicariam ainda mais a vida dos já miseráveis trabalhadores. O novo empregado tem conhecimento sobre as novas ideias científicas que circulam na Europa (explicitamente de Karl Marx – socialistas – e as sindicalistas) e difunde a noção de necessidade de greve geral, para clamar por melhorias das condições. Os outros operários aceitam as suas ideias e inicia-se uma fase de greve e manifestações, porém, os patrões mantém o pulso firme e não cedem, fazendo os grevistas, no fim, após muito sofrimento, cederem.
O filme claramente demonstra o contraste entre classes sociais, principalmente a falta de importância dada às condições de vida dos trabalhadores pelos patrões, que buscam apenas o lucro ante qualquer coisa e a abundância na mesa dos de alta classe comparada aos de baixa, além do machismo e objetificação feminina. Porém, o foco principal do filme é demonstrar a situação opressiva em que a classe trabalhadora era submetida, situação que infelizmente persiste, em certos pontos, até os dias atuais.
...