Resistencia Zulu
Monografias: Resistencia Zulu. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 22199310 • 27/10/2014 • 233 Palavras (1 Páginas) • 2.839 Visualizações
Resistência Zulu
os Zulus eram um povo numeroso que vivia na região norte da Africa do Sul.
Este povo resistiu contra a dominação do ingleses que pretendiam submete-lo e usar os seus filhos como mão-de-obra nas plantações agrícolas e nas minas.
A resistência dos Zulus foi liderada por cetswayo e teve inicio em Dezembro de 1878, os ingleses atacaram o território zuku mais foram derrotados na batalha de issandawana. Em junho do mesmo ano, os ingleses, mais bem armados, derrotaram finalmente os zulu na batalha de Ulundi. Depois desta vitoria , os ingleses, dividiram o império zulu em chefaturas cujo a administração entregaram a pessoa da sua confiança.
Os europeus tomam contato com a região em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias contorna o Cabo da Boa Esperança.
estratégico na rota comercial para as Índias e habitada por diversos grupos negros (bosquímanos, khoi, xhosas, zulus), a região é povoada por imigrantes holandeses, franceses e alemães no século XVII. Esses colonos brancos – chamados bôeres ou africânderes – fixam-se na região e desenvolvem língua própria, o africâner.
Em 1806, os ingleses tomam a Cidade do Cabo e lutam contra negros e bôeres. Os choques levam os bôeres a emigrar maciçamente para o nordeste (a Grande Jornada, de 1836), onde fundam duas repúblicas independentes, Transvaal e Estado Livre de Orange. A entrada dos britânicos no Transvaal provoca tensões e resulta na Guerra dos Bôeres, que termina com a vitória britânica...
...