Resumo - Pai Do Sul-Africanos
Resenha: Resumo - Pai Do Sul-Africanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jutrabalho23 • 4/3/2014 • Resenha • 279 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Pai dos sul-africanos, como é conhecido Mandela, foi um líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, foi considerado o mais importante líder da África Negra.
Logo apos ter sido combatido, isolado, perseguido e ter passado a maior parte da vida adulta afrontando contra um regime odioso, o do Apartheid, o da segregação e discriminação racial na África do Sul, transformando negros em cidadãos de segunda classe. Mandela é um dos bons exemplos da história presente de coragem, visão e liderança.
Alcançou o sonho de formar-se como advogado e agiu como chefe da liga juvenil do Congresso Nacional Africano, mais conhecido pela sigla em inglês ANC, organização fundada no começo do século XX para lutar pela igualdade racial.
Em 1955, participou do Congresso do Povo e da publicação da Carta da Liberdade anti-apartheid. Na década de 60, participou de lutas armadas, sendo preso em agosto de 1962.
Em 1964, foi condenado a prisão perpétua, ficou preso durante 27 anos. Nos anos 80, não aceitou a alvedrio em troca de abandonar a luta anti-apartheid, enquanto não existissem direitos políticos iguais para os negros. Alcançou a liberdade em 11 de fevereiro de 1990, quando o regime estava sendo desmontado depois de forte pressão internacional e campanha do CNA, aos 72 anos. Recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1993, junto com o então presidente sul-africano Frederik de Klerke.
Faleceu no dia 05 de dezembro de 2013, aos 95 anos, por doenças respiratórias
Sendo assim, é possível compreender e mostrar de que maneira, nos diferentes momentos da historia, ele foi e tem sido concebido, o Pai dos Sul-africanos deixou claro que devemos ocupar-nos das coisas difíceis e enfrentar os direitos que temos.
.
...