Resumo de Vida de James Maxwell
Por: Reinaldo Malinauskas Junior • 6/4/2016 • Dissertação • 271 Palavras (2 Páginas) • 740 Visualizações
James foi um físico e matemático escocês, que viveu entre os anos de 1831 e 1879. Ele estabeleceu a relação entre eletricidade, magnetismo e luz. Graças a suas equações foram possíveis a criação do primeiro transmissor e receptor de rádio, para compreensão do radar e das micro-ondas.
Estudou em Edinburgh e em Trinity College, em Cambridge, onde se formou no ano de 1854. Lecionou física em Aberdeen, na Escócia e física e astronomia no King’s College, em Londres.
Aos 15 anos de idade, escreveu um trabalho sobre um método mecânico que traçava curvas ovais perfeitas. Três anos depois, Maxwell voltou a atrair atenção ao meio científico após sua monografia sobre o equilíbrio dos sólidos elásticos.
Enquanto cursava sua pós-graduação, em Cambridge, começou a dedicar-se à pesquisa da matemática, onde desenha o “disco de Maxwell”, para estudar a fusão das cores. Inicia nesta época também seus estudos sobre a eletricidade, onde criou sua principal obra científica.
Em 1863, entra em um programa organizado pela Royal Society de Londres, que se destinava a estabelecer uma unidade absoluta de resistência elétrica. Maxwell tenta então estabelecer uma inter-relação entre eletricidade e magnetismo.
Baseando-se nos trabalhos experimentais de Faraday, estabelece uma série de equações sobre o eletromagnetismo, conhecidas como “equações de Maxwell”. Assim, ele diz que a ação da eletromagnética viaja pelo espaço em ondas transversais semelhantes às da luz e com a mesma velocidade, concluindo assim que luz e eletricidade, em últimas instâncias, são idênticas.
De volta a Cambridge no final de sua vida, cria seu Laboratório Cavendish, destinado a desempenhar um papel importante no desenvolvimento da física teórica e experimental.
Morreu em Cambridge, Inglaterra, no dia 5 de novembro de 1879.
...