Resumo Vidas Secas
Por: GabrielTheos • 28/11/2018 • Abstract • 305 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
RESUMO VIDAS SECAS
O romance “Vidas Secas” foi publicado em 1938, se consumando no meio modernista, sendo pertencente a segunda fase do modernismo, sendo regularmente chamada de regionalismo; consagrando-se como uma das maiores obras deste período e tempo/escola literária.
Resumidamente o Livro retrata a história árdua, de uma família pobre, podendo ser chamados de retirantes, que pelas dificuldades, tiveram que buscar áreas menos devastadas pela terrível seca.
A Obra possui 13 capítulos, que podem ser lidos de formas aleatórias, pois não possuem continuidade ou linearidade temporal; entretanto há um capitulo para o começo e um para o fim, que seria “ Mudança” o primeiro e “Fuga” o último, pois possuem um fecho narrativo entre eles. Os capítulos em sua totalidade narram das mais variadas situações em que a família se deparam em sua tentativa de sobreviver, sendo típico do autor um estilo seco de escrita. Sendo o capitulo “Baleia” até hoje considerado um dos mais aclamados pela crítica e leitores
Os Personagens:
- Fabiano: Vaqueiro do sertão nordestino, rude e ignorante, nada estudado e não tem uma oratória boa, suas frases e falas são carregadas, erradas, e expressivas massivamente. É o chefe da família, junto com Sinhá Vitória e filhos, moram numa fazenda onde o mesmo é empregado.
- Sinhá Vitória: Esposa de Fabiano, uma mulher esperta, com “aptidão” para contas, mulher de fé. Mesmo com a imparcialidade do marido, sempre o ajudará em seus serviços, alertando da ignorância do cônjuge para não ser enganado, já que o mesmo não possuía muito conhecimento. Em toda obra não se conforma com a pobreza.
- Filhos: O mais novo admirava fortemente o pai, mesmo com sua rispidez e frieza, o encarava como exemplo
- Baleia: A cadela, sendo considerada parte da família, sendo dotada de pensamento, sonhos e age como se fosse inteiramente racional, protagonizando o famoso capitulo com seu nome
...