Resumão de antropologia
Abstract: Resumão de antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniloroberto • 7/8/2013 • Abstract • 817 Palavras (4 Páginas) • 316 Visualizações
RESUMÃO DE ANTROPOLOGIA
Antropologia (do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento") é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
História da Antropologia
A construção do olhar antropológico e seus principais debates. Embora a grande maioria dos autores concorde que a antropologia se tenha definido enquanto disciplina só depois da revolução Iluminista, a partir de um debate mais claro acerca de objeto e método, as origens do saber antropológico remontam à Antiguidade Clássica, atravessando séculos. Enquanto o ser humano pensou sobre si mesmo e sobre sua relação com "o outro", pensou antropologicamente.
Cultos Afro-Brasileiros
Os cultos afro-brasileiros são constituídos pela mistura das tradições religiosas dos povos africanos nagô, bantu, iorubá e jeje, trazidos como escravos para o Brasil, com elementos das tradições indígenas e do catolicismo. Proibidos de praticar sua religião, os escravos associam seus rituais e divindades aos rituais e santos da igreja católica, produzindo um forte sincretismo religioso.
Ateísmo é a ausência de crença em qualquer tipo de deus, muitas vezes se contrapondo às religiões teístas. Agnosticismo é a postura filosófica que afirma ser impossível saber racionalmente sobre a existência ou inexistência de deuses e sobre a veracidade de qualquer religião teísta, por falta de provas favoráveis ou contrárias. Deísmo é a crença na existência de um Deus criador, mas questiona a idéia de revelação divina.
Atualmente, as religiões monoteístas são dominantes no mundo: judaísmo, cristianismo e Islão juntos agregam mais da metade dos seres humanos e quase a totalidade do mundo ocidental. A Fé Bahá'í é uma religião monoteísta.
CANDOMBLÉ
Predominante na Bahia, o candomblé é a religião da nação africana Iorubá.
Xenofobia é o medo (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente (para este indivíduo). Pode também ser definida por distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao que é desconhecido.
• Acrofobia - medo de altura.
• Ambulofobia - medo de andar
• Octofobia - medo do numero 8
• Zoofobia - medo de animais
Tipos de distúrbios sexuais
FETICHISTAS - Indivíduos que sentem atração sexual por objetos, tais como: sapatos, casacos de pele, calcinhas, cuecas, etc. Na presença de tais objetos essas pessoas se excitam e até se masturbam. Quando mantêm relações com o sexo oposto, alimentam fantasias com esses objetos durante o ato sexual.
SWING - É o sexo feito em grupo ou troca de casais.
OS EXIBICIONISTAS - São pessoas que fazem questão de mostrar seus órgãos genitais.
MASOQUISTA - As pessoas que caracterizam esse grupo adoram o sofrimento físico em seus corpos durante o ato sexual.
PEDOFILIA - Os pedófilos assediam crianças do sexo oposto.
A psicanálise define a pedofilia como uma perversão sexual.
Jeitinho Brasileiro
O jeitinho tem caráter universal, mesmo que alguns não o usem, são raríssimos os casos em que o desconhecem. Mas atinge todas as instâncias "do contínuo ao presidente.
Todos conhecem e usam o jeitinho, que é uma forma especial de resolver algum problema, situação difícil ou imprevisto. Todos usam, não importa quem, e não importam os parâmetros para se usar,
...