Revolucao Francesa
Pesquisas Acadêmicas: Revolucao Francesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alicefonseca • 16/11/2013 • 331 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Fichamento de “A Velha Ordem do Mundo”
HUBERMAN,Leo, A Velha Ordem Mudou, “História da Riqueza do Homem”, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1977, p. 155-164
Ideias principais do capítulo
Todas as pessoas que viviam na velha ordem tinham uma função pré-determinada na constituição de acordo com a sua classe social. O povo era a maior parte da população, sendo a parcela que pagava mais impostos e a única que realmente trabalhava (nos feudos) para sustentar o luxo das demais. Já o clero e a nobreza representavam a minoria privilegiada, isenta de impostos, que quase não trabalhava e só acarretava custos ao estado com seus gastos ociosos. Os nobres especificamente representavam um peso para os camponeses, uma vez que pagavam impostos ao governo e ainda tinham que pagar os nobres pela “proteção militar”.
Para se chegar a uma revolução o povo contou com o auxílio e liderança da nova classe média. Essa classe era formada por pessoas educadas, com cultura e o principal dinheiro. Sendo que a diferença com a classe baixa é o seu negócio, o capital. Dessa forma usaram a Revolução Francesa para o seu lucro e como uma forma de se livrar do peso que era imposto pelo Estado e classes privilegiadas.
A revolução que tinha o intuito de melhorar as condições de vida da população desprivilegiada e acabou por proteger a propriedade. Isso ocorreu quando a revolução terminou, os códigos constituintes foram reescritos pela burguesia a ser favor, com isso veio também à queda total do feudalismo.
A França que sofreu com influência da revolução teve o comercio sem restrições, os camponeses proprietários de terras ganharam direitos, a servidão, os pagamentos e obrigações feudais foram abolidas.
A luta contra o feudalismo já estava presente há muito tempo tanto na França quanto na Inglaterra. A revolução na Inglaterra se deu um século antes da ocorrida na frança, foi também um fator de “apoio” e exemplo a burguesia francesa. Uma vez que a revolução inglesa foi uma vitoria conquistada por uma decisão, de forma pacífica.
...