Revolução Francesa
Monografias: Revolução Francesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hist • 23/11/2013 • 329 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
A Revolução Francesa foi um marco e divisor de águas da história da França enquanto país monárquico, o regime era muito autoritário e consequentemente prejudicial aos pobres.
A luta por direitos igualitários e a busca por uma economia mais justa fez com que pobres desempregados, comerciantes de menor porte e camponeses se revoltassem contra o clero e a nobreza, que obtinham o dinheiro dos primeiros através do pagamento de impostos.
Causas
No ano em que aconteceu essa revolução, em 1789 o país estava dividido entre o clero, que representava o primeiro estado, depois vinha a nobreza, o segundo estado e por fim o povo que pertencia ao terceiro estado.
Os que faziam parte do clero e da nobreza recebiam privilégios como a isenção do pagamento dos impostos, e quem arcava com tudo isso eram os menos favorecidos, logo o povo. Sendo assim, com o passar do tempo esse terceiro estado acordou.
As ideias de iluminismo ganhavam força, pregava-se a independência econômica e contra a maneira do poder monárquico de fazer política. A classe operária francesa estava revoltada com a situação e se rebelou contra os que eles julgavam abusadores do poder.
Consequências:
Fim da monarquia e do abuso de poder do clero e da nobreza. (Foto: Divulgação)
O processo da Revolução Francesa foi tão intenso que seu resultado favoreceu a classe que lutava por direitos mais humanos, seu fim estabeleceu a Idade Contemporânea e acabou com o regime de servidão feudal.
Um lema que ficou muito conhecido na França e é lembrado pelo mundo todo sempre que esse tema entra em pauta é: Liberté, Egalité, Fraternité, que em português quer dizer Liberdade, Igualdade e Fraternidade, por Jean-Jacques Rousseau.
Depois dessa alteração no quadro social da França muitos regimes passaram por ali, o povo francês passou por ditadura, repúblicas, impérios e monarquia e nos dias atuais caminha, pelo menos, por uma trilha menos perversa.
Muitos morreram, mas os sobreviventes e as gerações que vieram posteriormente puderem ver uma França totalmente diferente, transformada em um lugar um tanto melhor para se viver.
...