Revolução Francesa
Monografias: Revolução Francesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Michele • 29/12/2014 • 537 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
• REVOLUÇÃO FRANCESA
A França nesse momento passava por uma intensa centralização política. Nesta época a mesma era considerada um país absolutista que obedecia as regras do antigo regime. Isso significava que o poder era comandado pelo rei, que controlava a justiça, política, a economia e até mesmo a religião dos súditos. A França dividia se em três estados: Clero, Nobreza, povo e burguesia.
O terceiro estado estava insatisfeito devido à crise econômica em que se passava. Três fatores principais influenciaram a crise econômica e logo uma revolução:
• Aumento do preço do pão, pois a produção de pão diminuíra logo seu preço subiu.
• A guerra dos Sete Anos, onde França x Inglaterra lutaram por territórios, que resultou na derrota da França e um desfavorecimento econômico com os gastos.
• Independência dos EUA, onde a França que já se encontrava em uma crise econômica, apoiou a independência e agravou ainda mais sua situação, além de causar certa revolta no povo por esse mesmo motivo.
O povo estava passando por miséria devida esta crise. Sem contar que a nobreza não pagava impostos, o que não agradava o terceiro estado.
O que marcou o início da revolução foi a queda da Bastilha, onde o povo revoltado com a grave situação econômica e social foram para as ruas com o objetivo de destruir o poder e tomar o governo comandado pelo Rei. A Bastilha significava o símbolo da monarquia francesa.
O lema da revolução era: Liberdade, igualdade e fraternidade.
Durante todo esse processo o rei Luíz XVI e a rainha Maria Antonieta foram capturados tentando fugir. Devido a isso foram presos, julgados e condenados a guilhotina. Constituiu se assim a assembleia que declarou os Direitos do Homem, garantindo assim diretos iguais aos cidadãos. Porém esses direitos não eram reconhecidos para as mulheres, pois naquela época vivia se uma sociedade machista em que a mulher ainda era tratada como mercadoria.
Após a revolução surgiram partidos com opiniões formadas. Entre eles estavam:
• Os girondinos, representados pela alta burguesia, que opinavam por evitar a participação dos trabalhadores na política. Eram conservadores e conhecidos como partido de direita.
• Os jacobinos, representados pela baixa burguesia, defendendo a participação maior do povo no governo. Eram revolucionários e conhecidos como partido da esquerda.
• O pântano não tinha uma opinião formada, ficavam em cima do muro e apoiavam quem estava no poder. Eram conhecidos como partido do centro.
Foi na fase do terror em 1792 que os jacobinos assumiram o poder, organizando as guerras nacionais, acabando com a monarquia e instituindo se a república. A violência marcou esta época.
Já em 1795, os girondinos assumiram o poder, instalando um governo burguês. O governo passou a ser controlado por um diretório e os jacobinos foram afastados e o povo impedido de decisões políticas. É nesse período que Napoleão chega o poder, para controlar a instabilidade econômica (...).
Levemos
...