TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa

Casos: Revolução Francesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

A revolução Francesa foi um movimento revolucionário, aonde a população francesa se revolta contra o absolutismo, foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa Inconfidência Mineira

Durante o século XVIII a França vivia sob uma monarquia absoluta (ou seja, o poder era concentrado na mão do rei), a sociedade era típica do Antigo Regime. O rei privilegiava o 1° estado (clero) e o 2° estado (nobreza), aonde estes tinham maior distribuição da propriedade, não precisavam pagar impostos, Ocupavam os mais Importantes cargos públicos, entre outros privilégios, já o 3° estado (povo: burguesia, camponeses, artesões entre outros) Sujeitos a pesadas obrigações (ex. Impostos) Lutavam contra o desemprego e baixos salários.

Durante essa época a França estava passando por uma grande crise econômica, a participação em guerras como a Guerra dos Sete Anos e a Independência dos EUA pioraram a situação. Além dos enormes custos com a manutenção da corte em Versalhes que também comprometiam as finanças públicas. Um tratado de comércio com a Inglaterra tinha a intenção de facilitar a venda de vinho francês em troca em troca de facilidade de entrada de tecido inglês na França, causando revolta na burguesia francesa que não podia competir com o baixo custo do produto inglês. Fatores climáticos que prejudicaram a produção agrícola elevaram o preço do trigo tornando até o pão um elemento de difícil acesso à população pobre o que agravou a miséria e o descontentamento.

o rei convocou a Assembleia dos Estados-Gerais era composto pelo clero nobres e o terceiro e estado, que embora o terceiro estado possuísse mais deputados, a vantagem era da nobreza e do clero já que o voto era por estado e não por indivíduo. Assim sendo, unidos, o primeiro e o segundo estados sempre sairiam vitoriosos nas votações.

O terceiro estado insistia que o voto fosse individual mas o rei sustentou seu apoio ao , 1° e 2° estado o que levou os terceiro estado a se retirar e se reunir separadamente, formando o Assembléia Nacional constituinte.

O rei Luís XVI tentou reagir, mas o povo permanecia unido, tomando conta das ruas, Em 14 de julho de 1789 os parisienses invadiram e tomaram a Bastilha (prisão) que representava o poder absoluto do rei, já que era lá que ficavam os inimigos políticos dele. Esse episódio ficou conhecido como "A queda da Bastilha".

Medidas aprovadas pela Assembleia constituinte:

• Abolição dos direitos feudais;

• Publicação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;

• Adoção do regime de Monarquia Constitucional;

• Separação dos poderes;

• Soberania da Nação

Apesar da formação da nova Assembleia Constituinte, os mais pobres continuavam na pobreza e sem direito ao voto. Uma guerra entre a França e a Áustria só agravou mais o problema. Em 1792 os revolucionários mais extremistas Tomaram o poder, os Jacobinos, que Dissolveram a Assembleia Constituinte, Suspenderam a Monarquia Constitucional e proclamaram A República, pela primeira vez na Europa. A França passou a ser governada pela Convenção, escolhida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com