Saude Da Mulher
Exames: Saude Da Mulher. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dhessyka • 27/3/2014 • 650 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
A fisioterapia atua com patologias que frequentemente atingem o sexo feminino, tais como o Câncer de Mama, Fibromialgia, Incontinência Urinária, dor pélvica crônica, climatério, gestação e pós-parto, para citar alguns exemplos.
Câncer de Mama:
O câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina no Brasil, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Está relacionada a vários fatores, entre eles a hereditariedade, paridade tardia, menopausa tardia, obesidade e menarca precoce.
Diversas são as complicações oriundas do tratamento deste câncer, sendo o linfedema do membro superior a principal complicação. Para a eficácia do tratamento e para atender o paciente de maneira global é necessária uma equipe multidisciplinar, no qual a Fisioterapia assume um papel importante e indispensável na reabilitação.
A atuação do fisioterapeuta deve ser iniciada no pré-operatório, objetivando conhecer as alterações pré-existentes e identificar os possíveis fatores de risco para as complicações pós-operatórias, e quando necessário, deve ser instituído tratamento fisioterapêutico nesta etapa, visando minimizar e prevenir as possíveis sequelas.
Ao ser diagnosticada a doença, a mulher já desencadeia uma grande tensão reflexa na região cervical e ombros.
Fibromialgia:
A fisioterapia é muito importante para o tratamento da fibromialgia pois ela consegue diminuir a dor, o cansaço, promover o relaxamento, melhorar a flexibilidade e a qualidade do sono destes indivíduos. Entretanto, como a fibromialgia é uma doença crônica, o indivíduo poderá potencializar o tratamento recorrendo à acupuntura, auriculoterapia, reflexologia, terapia do sono, aromaterapia e fitoterapia, se achar necessário, para conseguir diminuir drasticamente os sintomas da doença e assim melhorar a sua qualidade de vida. Quando a fisioterapia é utilizada em conjunto com a prática de exercícios de baixa intensidade como caminhar, fazer Pilates, nadar ou andar de bicicleta os resultados são ainda melhores. Isso porque os exercícios melhoram o funcionamento cardiorrespiratório, produzem endorfinas, melhoram a qualidade do sono e fortalecem os músculos combatendo a fadiga e o cansaço.
Incontinência Urinaria:
A fisioterapia para incontinência urinária é uma das possibilidades de tratamento, pois ela fortalece os músculos do assoalho pélvico de modo que o períneo fique tão fortalecido que impeça a perda involuntária da urina.
A fisioterapia deve ser realizada preferencialmente todos os dias, no entanto, caso não seja possível é recomendado no mínimo a realização de 2 sessões por semana. O indivíduo, em casa e aos fins de semana deve fazer os exercícios de Kegel para manutenção.
Dor pélvica crônica:
A abordagem da paciente com endometriose deve ser integral e realizada, preferencialmente, por uma equipe multidisciplinar. Dentro desta equipe encontra-se o fisioterapeuta com o objetivo de minimizar a dor através da elevação da liberação de endorfinas com de exercícios direcionados, relaxar a musculatura da pelve, trabalhar posturas antálgicas (postura adotada com o intuito de reduzir a dor), ajudar a lidar com a dor, desfazer o ciclo “tensão-dor-tensão”,
...