TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seculo Xx

Casos: Seculo Xx. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Como pioneira na industrialização a Inglaterra paga o preço de amadurecer muito cedo, pois por volta da metade do século XIX, ela já tinha alcançado todos os estágios de industrialização. E países como Estados Unidos, França e Alemanha já se lançaram na maturidade que a Inglaterra demorou 80 anos, pois estes países aproveitaram todos os avanços tecnológicos da Inglaterra para pular etapas da industrialização. Tanto que logo nas primeiras décadas com século XX a Alemanha e Estados Unidos já haviam ultrapassado a Inglaterra em produção industrial bruta.

O inicio do século XX foi realmente bastante conturbado além da Inglaterra vim a perder espaço para novas potências econômicas. A Primeira Guerra Mundial é vista como o grande acontecimento do século XX, pois põem fim a uma época sem conflitos na Europa (1871 a 1914) este período é marcado pelo grande momento da burguesia graças ao crescimento do capitalismo imperialista junto à exploração dos proletariados.

Os motivos para a Primeira Guerra Mundial podem ser listados de duas maneiras que sãos os acontecimentos gerais e específicos.

Os acontecimentos gerais é a concorrência entre os países industrializados, pelos

mercados internacionais, sendo umas das maiores disputas entre a Inglaterra e Alemanha que já não conseguiam exportar todos seus produtos. O atrito entre as grandes potências devido às colônias africanas, com atraso da Alemanha, Itália e do Japão em praticar o neocolonialismo restaram poucas colônias paras estes países. O espírito nacionalista que atingiu os países europeus, e os governos utilizaram desta ideologia para convocar a população.

Por outro lado os acontecimentos específicos complementaram a causa. A França tinha dificuldade em aceitar a perda da região Alsácia-Lorena para a Alemanha. A Itália cuja unificação política ocorreu no século XIX, ansiava incorporar em seu território as cidades de Trento e Trieste que pertencia a Áustria e Hungria. O reino da Servia tinha a intenção de anexar Montenegro e as regiões da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia que pertenciam ao Império Austro-Húngaro. As pretensões da Servia eram respaldadas pela Rússia, que deseja consolidar sua influencia nos Bálcãs para ter acesso ao mar do mediterrâneo. O decadente Império da Turquia sofria duplas pressões, a Rússia pretendia os estreitos de Bósforo e Dardanellos, já a Grã-Bretanha que deseja liberar as populações árabes do domínio turco a fim de explorar petróleo no Oriente Médio, fazendo com que o Império Turco buscar apoio da Alemanha tanto militar quanto técnico.

Podemos dizer de modo geral que o inicio da Primeira Guerra Mundial, se deu pelo enfraquecimento do Império Otomano em 1912. Pois entre 1912 a 1913 ele perdeu grandes proporções de terras, à Servia que com isto anexa boa parte do Império Otomano, regiões que teve mais perda foi da Grécia e Bulgária, este foi os primeiros passos do projeto de Grande Servia.

O estopim para o conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, em uma vista a Sarajevo. O assassino era um jovem que integrava um grupo Sérvio conhecido como mão negra, contraditória as influencia Áustria-Hungria na região dos Bálcãs. O Império Austro-Húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Servia em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com