Segunda Guerra
Seminário: Segunda Guerra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaoimes • 30/3/2014 • Seminário • 294 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
A Segunda Guerra Mundial teve início no ano de 1939 e término em 1945. A causa principal da guerra foi a dominação Nazista sobre a Polônia. Desencadeando a união de diversos países em dois Blocos, Eixo e Aliança.
Esta guerra mobilizou mais de 100 milhões de militares, e acarretou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas (aproximadamente 2% da população mundial da época), a maior parte foram civis. É considerado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade.
O Eixo era composto por Alemanha (Nazista), Itália (Fascista) e Japão (com necessidade de expansão territorial). Já o bloco da Aliança era formado primeiramente por França (Capitalista), Inglaterra (Capitalista) e URSS (Socialista).
A guerra terminou com a rendição das nações do Eixo, seguindo-se a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), o início da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética (que saíram do conflito como superpotências mundiais) e a aceleração do processo de descolonização da Ásia e da África.
Capitalismo
Capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono. Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não-proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho. O capitalista, proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro.
Fases do Capitalismo
Capitalismo Comercial ou mercantil: consolidou-se entre os séculos XV e XVIII. É o chamado Mercantilismo. As grandes potências da época (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França) exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais
preciosos etc. com a intenção de enriquecer.
...