Sistema Prisional
Trabalho Universitário: Sistema Prisional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorenasobreira • 21/5/2014 • 247 Palavras (1 Páginas) • 393 Visualizações
A punição dos povos passa por constantes transformações, levando em consideração a realidade política e econômica, através de um regramento jurídico, ficando claro que a vida nesse ambiente enquanto não houver investimentos na melhoria e adequação a realidade permanecerá a mesma.
O sistema prisional brasileiro é formado por inúmeras dificuldades, tendo em vista o total abandono por partes das autoridades responsáveis. Prisões lotadas, falta de métodos de ressocialização dos presos e a grande quantidade de processos acumulados sem julgamento, são alguns dos motivos que levam o país a ser classificado como um dos piores do mundo.
Pretende-se analisar inicialmente, a formação do sistema prisional focando na historia das penitenciarias, uma conceituação genérica dos presídios, apontando problemas como os privilégios e corrupção dentro dos presídios, a visão da sociedade acerca do preso, da prisão e da aplicação de penas extremas, principais problemas que afetam o modelo adotado em nosso país.
Em um segundo momento será discutido a respeito das rebeliões e fuga dos detentos, a ineficiência do sistema e das ressocializações, os problemas com base em dados e estatísticas, apoiando-se em doutrinas e jurisprudências. Neste sentido, será feito uma reflexão acerca do modelo prisional aderido pelo país, tendo como base sua evolução e atualidade.
Temos o interesse de apresentar uma abordagem breve, mesmo que sucinta sobre os temas elencados, com apoio na doutrina, legislação pertinente e entendimento dos tribunais.
O trabalho foi realizado mediante pesquisas bibliográficas, bem como textos eletrônicos e de multimídia que ajudaram a entender do assunto e seus desdobramentos.
...