Sobre piaget e seus métodos
Por: Juliana M • 16/9/2017 • Trabalho acadêmico • 533 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
CEUNSP – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
Faculdade de Educação – História
|
Os estágios de desenvolvimento de Piaget
Itu
2015
Juliana Maria da Silva
Os estágios de desenvolvimento de Piaget
Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina de Introdução a Psicologia da Educação do Curso de História da CEUNSP, sob orientação do Prof. Patrícia Helena.
Itu
2015
FOLHA DE APROVAÇÃO
________________________________________
Profª. Patrícia Helena
Estágio Sensório-Motor
Nesse período ocorre a diferenciação entre os objetos e o próprio corpo. A inteligência está nos sentidos e nas ações, é o estágio pré-verbal onde os afetados são as crianças em desenvolvimento de 0 a 2 anos. Um estágio com características como sentimento, sensações, ações, reflexos, percepção, (visão, audição, tato, paladar, olfato, “sexto sentido”.) onde ocorre a formação de esquemas mais completos como habilidades motoras grossas e habilidades motoras finas.
No Sensório motor, têm seis níveis de inteligência de acordo com a idade: O 1º nível, a criança tem no Maximo 1 mês; no 2º nível a criança tem de 1 a 4 meses; no 3º nível a criança tem de 4 a 8 meses; no 4º nível a criança tem de 8 a 12 meses; mo 5º nível a criança tem de 12 a 18 meses; no 6º nível a criança tem de 18 a 24 meses. Esses níveis são dinâmicos e surgem e desaparecem.
No 1º nível ocorre a questão dos reflexos, como moro, preensão, sucção, babinski, marcha e natação, sendo que tais reflexos surgem e desaparecem com o tempo. No 2º estágio, ocorrem às primeiras adaptações do bebê, a consciência corporal, o conhecimento pela boca. No 3º nível, o bebê começa a ter consciência das coisas, pessoas e objetos, repete ações que chamam atenção para eles, varia nas vocalizações. No 4º nível ocorrem novas adaptações e antecipações, o comportamento é orientado a metas, as ações são intencionais. No 5º nível ocorrem novos significados e a experimentação ativa, o bebê se torna mais curioso sobre tudo, tem noção da causalidade. No 6º nível ocorrem novos significados através de combinações mentais, eles começam a ter “lógica”, começam a imitar mais as pessoas, tem noção do pensamento simbólico.
Estágio Pré-operatório
As crianças dessa fase desenvolvem o pensamento intuitivo que se expressam numa linguagem comunicativa. Nesse período as crianças têm de 2 a 6 anos e elas criam a capacidade de pensar conceitualmente e se distanciar daquela questão de tudo ser imediato, principalmente as percepções.
Estágio conhecido como representativo, onde a criança tem a questão do simbólico ao desenhar, ao imitar, ao brincar.
As crianças, principalmente as de 5 em diante, nesse estágio, são adeptos a centralização e conservação, onde se tornam mais fixados no visual e não nas dimensões daquela característica; essas crianças também estão inclusas na questão da seriação, onde ocorre muita dificuldade de distinguir algumas imposições ao realismo, onde tudo o que ela vê é real, como os super-heróis dos desenhos, por exemplo, ao Animismo e Artificialismo, onde eles dão vida a seres inanimados e acreditam que quem fez o mundo foram as pessoas e ao Egocentrismo, onde a crianças não consegue se colocar no lugar do outro, ou seja o afastamento de algumas dessas características, como o próprio egocentrismo
...