Socioeconomia E Geopolítica
Pesquisas Acadêmicas: Socioeconomia E Geopolítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinaseleme • 29/7/2014 • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 718 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso:
Professor: Tade-Ane de Amorim
Nome do aluno:
Data: 26/04/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
Respostas:
1- O sistema de Estados construído no Congresso de Viena foi completamente reestruturado, processo que foi provocado por mudanças singulares da política e economia europeia. Essa reestruturação teve como consequências principais a universalização da hegemonia europeia por todo o mundo. Foi nesse momento que começou a surgir a ascensão dos Estados Unidos na política mundial. Entre os anos oitenta e final do século XIX, os americanos se transformaram na maior economia industrial no mundo, enquanto a Grã-Bretanha, afetada pela crise da grande depressão entre os anos de 1873 e 1896, deixava gradualmente de ser o centro dinâmico do capitalismo industrial. A consequente formação dos novos estados nações de Itália e Alemanha, resultante da guerra franco-prussiana, e a industrialização da Alemanha e dos Estados Unidos contribuíram ainda mais para o declínio da supremacia industrial britânica. Com a Primeira Guerra Mundial ficou ditado o fim desta era.
O período entre 1873 a 1896 é caracterizado por uma longa depressão econômica com sintomas contraditórios. Por um lado, ainda que as correntes de comércio tenham crescido a ritmos mais lentos no período, a produtividade industrial mundial aumentou sustentadamente, de acordo com a generalização da industrialização. Os Estados Unidos se consolidaram nesse período como o líder industrial do mundo, aproveitando-se do crescimento do seu mercado interno após a Guerra Civil para impulsionar a sua modernização econômica. Um dos grandes fatores que colaboraram para a ascensão econômica dos Estados Unidos foi a sua posição de neutralidade durante boa parte da Primeira Guerra Mundial. Assim, puderam desenvolver sua produção agrícola e industrial, fornecendo seus produtos às potências europeias envolvidas no conflito. Terminada a Guerra, a Europa arrasada tornou-se um grande mercado dependente de exportações americanas. Possuindo aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros mundiais, os Estados Unidos projetavam-se como maior potência financeira mundial do pós-guerra.
2- O embaixador da Angola nas Nações Unidas, Ismael Martins,
...