Socioeconomia E Geopolítica
Ensaios: Socioeconomia E Geopolítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonas.japa • 13/10/2014 • 363 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Engenharia Civil
Professor: Elvis Bardini
Nome do estudante: Jonas Pereira
Data: 14/10/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Resposta: A hegemonia norte-americana no cenário mundial se deu por diversas áreas, como por exemplo, na economia, desenvolvimento tecnológico e poder político. Em termos de economia e desenvolvimento, seu ápice culminou na Revolução Industrial. Embora a Inglaterra possuísse maior influência nocenário Europeu no final do século XVII, o país do Tio Sam criou uma estratégia para obter a ampliação no poder econômico. Com a Inglaterra afundada num caos civil (devido a uma das piores crises de desemprego já vista), os estadunidenses passaram a investir e influenciar nos países da América Latina, financiando emancipações, fortalecendo o mercado econômico e implantando a Diplomacia do Dólar. Quanto ao poder militar, os EUA foi soberano durante as duas grandes guerras: 1ª e 2ª Guerra Mundial. Mesmo com a Inglaterra lutando ao lado dos Aliados (vencedores da Guerra, derrotando as forças do Eixo), a destruição Européia aconteceu de modo geral, atingindo inclusive os países “vitoriosos”. Mesmo com a influência já consolidada, os norte-americanos usaram como desculpa o ataque japonês sobre sua base militar em Pearl Habor para mostrar ao mundo seu poder bélico: o lançamento das bombas atômicas “Little Boy” e “Fat Man” sobre as cidades japonesas. No período pós-guerra, após a criação da ONU, coube ao EUA ter maior influência sobre a organização, visto que os demais países considerados grandes potencias estavam devastados. A ONU que propõe paz mundial é tão dependente dos norte americanos que mesmo a proibindo os conflitoes entre os paíse, o EUA atacou o Iraque sobre o comando de George W. Bush e não recebeu punição alguma, mostrando mais uma vez sua influência no cenário mundial contemporâneo.
...