Solidariedade Mecanica E Organica
Trabalho Universitário: Solidariedade Mecanica E Organica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbarasickert • 9/6/2014 • 422 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
SOLIDARIEDADE MECÂNICA
Solidariedade mecânica Para Durkheim a solidariedade mecânica, formava o tipo “psíquico” da sociedade, tinham suas propriedades, suas condições de existência e seu modo de desenvolvimento. O conjunto de crenças e de sentimentos comuns formava um sistema determinado que tinha sua própria vida, pode-se chamá-lo de consciência coletiva ou comum. Um ato era considerado criminoso quando ofendia as condições consolidadas e definidas da consciência coletiva. Todos os membros desse grupo são atraídos uns pelos outros porque se assemelham e pela condição de existência dentro desse grupo coletivo. Os cidadãos se procuravam entre si e amavam sua pátria, se esforçavam para que ela sobrevivesse e prosperasse pois sem ela uma parte de sua vida psíquica teria o funcionamento entravado. Existiam duas consciência: a primeira representava a personalidade individual e a constituía, o segundo representava o tipo coletivo, era os elementos desta que determinava a conduta da sociedade. Ainda que distintas essas duas consciências eram ligadas uma à outra, são portanto solidárias. Dai resulta uma solidariedade nascida das semelhanças, liga diretamente o individuo à sociedade. É esta solidariedade que o direito repressivo exprimia, exigia da sociedade um mínimo de semelhança sem as quais o individuo seria uma ameaça. Tem uma parcela na integração geral da sociedade, criou laços que ligam o individuo ao grupo.
SOLIDARIEDADE ORGANICA
As relações que regulam o direito cooperativo com sanções restitutivas é a solidariedade. As relações cooperativas não comportam outras sanções.
E da natureza das tarefas especiais escapar a ação da consciência coletiva, pois para que uma coisa seja um objeto de sentimentos comuns a primeira condição é que comum , isto é, esteja sempre presente em todas as consciências e que todas possam representá-las de um único ponto de vista.
Mesmo nos círculos especiais em elas-se aplicam e onde, em decorrência, estão presentes nos espíritos, elas não correspondem a sentimentos muito vivos, nem mesmo mais freqüentes a qualquer tipo de estado emocional.
A solidariedade produzida pela divisão do trabalho é totalmente diferente.
A primeira só é possível na medida em que a personalidade individual seja absorvida pela personalidade coletiva; a segunda só é possível se cada um tiver uma esfera própria de ação e, consequentemente, uma personalidade.
Mas, mesmo nesse caso, o jogo que suportamos é tanto menos pesado quanto a sociedade inteira pesa sobre nós e deixa menos lugar ao livre jogo da nossa iniciativa. Por conseguinte, a fim de conhecer sua respectiva importância num certo tipo social, basta comparar a respectiva extensão dessas duas espécies de direito que exprimem, visto que o direito sempre varia com as relações sócias que regula.
...