TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solidariedade Mecânica E Orgânica

Trabalho Escolar: Solidariedade Mecânica E Orgânica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 2

Estudando a sociedade industrial do século XIX, Émile Durkheim percebeu a importância de se compreender os fatores que explicariam a organização social, compreendendo o que garantia a vida em sociedade e uma ligação entre os homens. Chegou à conclusão de que os laços que prenderiam os indivíduos uns aos outros nas diferentes sociedades seriam dados pela solidariedade social, sem a qual não haveria uma vida social, sendo esta solidariedade do tipo mecânica ou orgânica.

Existem em nós duas consciências: uma contém os estados que são pessoais a cada um de nós e que nos caracterizam, enquanto os estados que abrangem a outra são comuns a toda a sociedade. A primeira só representa nossa personalidade individual e a constitui; a segunda representa o tipo coletivo e, por conseguinte, a sociedade sem a qual não existiria.

A solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas”. Os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo (asseguram a coesão social). São sociedades simples, pouco desenvolvidas, com indivíduos semelhantes que possuem funções iguais, sem divisão social do trabalho e mecanismos de coerção exercidos de forma imediata e violenta.

Já a solidariedade orgânica predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada. Onde esta é predominante, a coesão social não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas. São sociedades industriais, com indivíduos diferentes que possuem função especializada e interdependente, com divisão do trabalho, consciência social maior e mecanismos de coerção mais formalizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com