Somos todos da idade media
Por: irineio • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 592 Palavras (3 Páginas) • 795 Visualizações
SOMOS TODOS DA IDADE MÉADIA
Uma reflexão a respeito da História
A história atual nos remete a reflexões que geralmente só encontramos respostas em estudos realizados no passado Pouca gente se dá conta, mas muitos hábitos, conceitos e objetos tão presentes no nosso dia-a-dia, inclusive o próprio idioma que falamos, vêm daquela época. Muitos professores consideram especialmente árdua a tarefa de ensinar História Medieval. A distância que separa os alunos de época tão remota,
[pic 1]
SUMÁRIO
1 PROJETO POLITÍCO-PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUCÃO COLETIVA
2 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
Projeto político-pedagógico; uma construção coletiva
A construção de um projeto político-pedagógico requer uma reflexão inicial sobre o seu significado e importância. No Brasil, há uma lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que detalha aspectos pedagógicos da organização escolar, e é uma exigência em todas as escolas do país. Não se trata apenas de um documento para apenas assegurar o cumprimento da lei, mas para garantir a organização, decisão e autonomia da escola.
Segundo Libâneo (2004), é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Assim na verdade, o projeto político-pedagógico é a expressão da escola adaptada a sua realidade.
O projeto político-pedagógico indica os caminhos para a escola alcançar seus objetivos e ensinar com qualidade, cada escola tem o seu próprio projeto político-pedagógico com objetivos, metas, regras e o que a escola pretende realizar durante o ano letivo levando em consideração a realidade escolar. Um projeto político-pedagógico que não atende as necessidades da escola e perda de dinheiro e tempo, com isso a escola perde o seu rumo durante o ano letivo. Algumas escolas mudam anualmente o seu projeto político-pedagógico, mas algumas escolas mantém seu projeto político-pedagógico por mais de um ano.
Chama-se projeto porque são propostas a serem executadas durante um período e determinado tempo. É político por considerar a escola um espaço de formação de cidadãos que atuarão individualmente e coletivamente na sociedade. Pedagógico porque define os parâmetros necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
O projeto político-pedagógico indica a direção a seguir por gestores e professores, mas também alunos, famílias e funcionários e precisa ser claro para não deixar duvidas. Dizem os especialistas que a sua elaboração precisa seguir os seguintes tópicos.
.Missão
.Clientela
. Dados sobre a aprendizagem
.Relação com a família.
.Recursos
.Diretrizes pedagógicas
.Plano de ação.
A elaboração do projeto politico-pedagógico e feito por toda a comunidade escolar, funcionários, pais, professores e alunos com a direção do gestor sendo acompanhada por um pedagogo para oferecer segurança e qualidade ao projeto.
O professor e um agente importante por saber o que deve ser melhorado na escola e no ensino, pois ele que está em contato direto com os alunos em sala de aula percebendo os problemas as dificuldades e as necessidades de cada aluno identificando as dificuldades de cada um. Assim a busca se torna muito mais fácil levando os fatos ocorridos em sala para serem discutidos com a direção escolar a coordenação pedagógica e seus familiares. É um dever também ao professor cumprir o plano de trabalho seguindo a proposta pedagógica do estabelecimento. É fundamental para a formação de futuros professores uma formação docente comprometido através de conhecimentos acadêmicos e também por praticas sociais. Ensinar e transmitir conhecimento.
...