Tavares Bastos, Fichamento.
Casos: Tavares Bastos, Fichamento.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 9/10/2014 • 241 Palavras (1 Páginas) • 299 Visualizações
Rodrigo Nóbrega Moura Pereira. A nação brasileira e o protestantismo: Religião e Americanismo no Projeto Nacional de Tavares Bastos. Revista Intellectus / Ano 06 Vol II – 2007. ISSN 1676 – 7640
p. 3 e 4.
O projeto de Bastos dizia respeito a constituição de uma sociedade com libedade relegiosa, descentralização política e um Estado baseado no liberalismo. “um projeto de reforma do poder público, em todas as suas instâncias (...) e transformação dos modos de agir e pensar, e dos valores dos brasileiros – portanto, um projeto civilizador.”
“Bastos vincula exercício das liberdades individuais à participação política e à descentralização do poder.”
p. 5
A educação pública exercia um importante papel no processo civilizador da sociedade, era preciso educar os indíviduos para exercerem o papel de cidadãos.
“um sistema educacional nacional amplo, gratuito, aberto a todos, sem discriminação de cor, sexo ou classe social, subvencionado pelo Estado, sem, contudo, impedir a iniciativa particular. Observe-se ainda que tal sistema era, especialmente, indispensável paraa inclusão dos egressos da escravidão – homens e mulheres profundamente degradados – no âmbito da cidadania.
Bastos acreditava na importância do papel religioso na formação da sociedade, e reclama como existia ignorância sobre religião até mesmo das “classes superiores”, com a necessidade de uma reforma religiosa.
p. 6
“Tavares Bastos defendia, pois, que não bastava a tolerância de todos os cultos, era preciso uma total separação entre o Estado e a Igreja, para que a religiosidade se enquadrasse dentro da esfera privada das opções particulares os indivíduos.
...