Tchecoslováquia
Artigo: Tchecoslováquia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucimaraGari • 19/2/2015 • Artigo • 405 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
Tchecoslováquia, oficialmente República da Tchecoslováquia até 1960; de 1960 a 1990, República Socialista da Tchecoslováquia, e de 1990 a 1992, República Federal Checa e Eslovaca foi um antigo estado europeu existente de 1918 a 1992. sua capital era Praga, os idiomas oficias eram o tcheco e o eslovaco e a moeda oficial era a coroa (koruna). Seu território era limitado pela Alemanha Ocidental (RFA) a oeste, Alemanha Oriental (RDA) a noroeste, Polônia ao norte, União Soviética a leste, Hungria e Áustria ao sul.
Localizada no centro da Europa, a Checoslováquia foi criada em 1918, ao fim da Primeira Guerra Mundial a partir de território pertencente ao então recém-dissolvido Império Austro-Húngaro, que exercera controle sobre a região por séculos. A união dos territórios checo e eslovaco foi oficialmente proclamada em Praga, a 14 de novembro de 1918. A região da Rutênia foi acrescentada pelo Tratado de Trianon em junho de 1920
De 1918 a 1946, a Tchecoslováquia foi um estado democrático semelhante à maioria dos estados de economia capitalista do ocidente. A partir de 1946, com o término da Segunda Guerra Mundial e a ocupação soviética, o país torna-se uma república socialista, de regime semelhante aos vários outros surgidos no leste europeu na mesma época, seguindo com tal configuração até o colapso do socialismo em todo o leste europeu.
Após a Primeira Guerra Mundial e com o desmembramento do Império Austro-Húngaro, foram criados vários novos países que agregavam mais de uma nacionalidade, como a Tchecoslováquia.
Com o passar do tempo e, principlamente, após a Segunda Guerra Mundial, as nacionalidades respectivas entre tchecos e eslovacos começaram a se atritar buscando resgatar as suas origens, ou seja, resgatar as suas culturas do período antes da dominação austro-húngara, o que levou ao fim da Tchecoslováquia e em 1 de janeiro de 1993, a antiga Tchecoslováquia foi dividida em dois países independentes: República da Eslováquia e República Tcheca
Morávia, no leste, e Boêmia, no oeste, são as principais regiões que formam a República Tcheca, membro da União Europeia desde maio de 2004.
Os Estados tchecos são particularmente ricos em histórias e monumentos culturais, mais de dois mil castelos e palácios, e doze lugares são listados pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Tradicional centro de cultura e artes (berço do escritor Franz Kafka), o país possui elevado padrão econômico e cultural. Região industrializada desde o século passado, o território destaca-se na fabricação de máquinas e equipamentos. Produz grande quantidade de cereais e explora recursos florestais.
...