Tempos Modernos
Ensaios: Tempos Modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcosLucio • 8/5/2014 • 415 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
O filme Tempos Modernos se passa nos anos 30, após a crise de 1929, e mostra a vida nos Estados Unidos nesse período. O desemprego, a fome, a industrialização estão presentes em todo o filme. Tempos Modernos conta à história de um operário, Carlitos, trabalhador de uma fábrica (aperta parafusos em uma esteira), e mostra o trabalho em linha de montagem e a especialização dos trabalhadores. Podemos perceber que Carlitos não conhece todo o processo de montagem, mas conhece a sua função específica que é apertar parafusos de forma rápida e precisa. Em determinado momento, ele fica louco de tanto apertar parafusos e sai apertando os botões da roupa de uma senhora na rua. Em outro momento, é preso por entrar em um protesto de forma acidental. Através das cenas percebemos as desigualdades sociais e a exploração dos trabalhadores nos anos 30 pós-depressão. O filme faz uma crítica de forma bem-humorada ao sistema capitalista.
Analisar a relação deste filme com o trabalho é bastante importante para entendermos a organização mais comum em todos os trabalhos atualmente, inclusive na educação. Podemos visualizar a especialização no trabalho, algo bastante perceptível, pois em todos os trabalhos temos a especialização das profissões, como por exemplo, o administrador, o vendedor, o professor, dentre outros. O que há de comum é que todos desempenham funções específicas. As linhas de montagem também estão presentes atualmente na divisão das atividades em uma fábrica, a fim de que os trabalhadores não conheçam todo o processo de produção. Além disso, a substituição da mão-de-obra por máquinas é bastante presente nos dias atuais, no qual são dispensados trabalhadores em troca de uma máquina que faz o trabalho de milhares de pessoas.
O filme, mesmo realizado em um período diferente do que vivemos hoje, se mostra bastante atual, pois todas as nossas relações de trabalho se baseiam nesse modelo, até mesmo em casa, no trabalho doméstico, podemos perceber essa divisão de tarefas. Na educação não é diferente, temos o professor, o pedagogo, o psicólogo, o diretor, o zelador, o coordenador e outros, ou seja, diferentes profissões com funções específicas em busca de um único fim: a produção de pessoal qualificado para atuar no mercado. Portanto, esse filme pode ser utilizado nas aulas como forma de mostrar as relações existentes nas diferentes formas de trabalho, fazendo uma análise do modo de produção capitalista, a industrialização, a revolução industrial, a crise de 1929, todos esses fatos históricos podem ser explorados a partir desse filme e utilizados como ferramenta didática e interativa.
...