Tempos Modernos
Casos: Tempos Modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pandoraedu • 16/9/2014 • 3.769 Palavras (16 Páginas) • 351 Visualizações
Para complementar todos os conceitos da abordagem Clássica, assistimos ao filme Tempos Modernos que se passa no início do século XX, na época da Revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série, o que criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração, no filme sendo abordado criticamente as principais abordagens do taylorismo. Nas primeiras cenas, observamos que a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora desenvolvida para eliminar o desperdício de tempos de produção, tinham a finalidade de aumentar a produtividade das organizações enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso conseqüências graves como: a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente. Em um outro momento essa
mesma visão de superespecialização do trabalho acarreta problemas ao operário com vimos na cena do novo emprego de Carlitos (Charles Chaplin), onde o ex-operário tinha a tarefa encontrar um pedaço de madeira que fosse parecido com o que ele tinha em suas mãos. Parecia ser uma tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas trouxe conseqüências desastrosas, pois como era de costume, realizou a tarefa apenas de acordo com a ordem que recebeu do patrão, não utilizou de raciocínio, o que levou o navio para seu desespero deslizar e afundar no lago. Como abordava Taylor, o empregado não tem condições de analisar o trabalho e estabelecer o melhor método de fazê-lo, devido a sua falta de qualificação. Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.
Antigamente a preocupação que os gerentes tinham com os trabalhadores era fazer com que eles rendecem o máximo em termos fisicos, o Filme Tempos Modernos mostra bem isso, onde o personagem se transforma mais em maquina do que em qualque outra coisa, inclusive levando alguns tiques para sua vida cotidiana. Fazia o que fazia não porque entendia o que fazia, mas por simples repetição.
A quantidade que se produzia era mais importante do que era vendido, pois as fabricas não tinham muitos concorrentes, a preocupação era produzir cada vez mais,manter o estoque cheio.
Hoje temos um sistema capitalista que é totalmente voltada para a circulação(vender mais para mais pessoas). A circulação e inovação dita as regras. Antes enquanto se produzia pela quantidade hoje se produz por qualidade.
As empresas não se preocupavam com o bem estar do funcionário, muitas vezes até o proprio funcionario não se importava com isso, pois conseguir um trabalho naquela época estava cada vez mais dificil devido a crise de 1929 que eles tinham acabado de passar, havia muita gente passando fome e muita gente desempregada, então o que
viesse era lucro, as pessoas se submetiam a horas de trabalhos duros, sem tempo nem de se alimentar direito e de ir no banheiro.
Hoje em dia as empresas estão mudando seus conceitos e alternado as suas praticas gerenciais, dando mais valor para o funcionario,pois
a empresa depende do funcionario e o funcionario depende da empresa.
Com isso esta sendo muito investido na gestão de pessoas, onde o principal objetivo é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade á organização; Proporcionar á organização empregados bem treinados e bem motivados; Aumentar a auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho; Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; Administrar a mudança; Manter politicas, éticas e comportamento social responsável.
Portanto, hoje em dia não temos mais exemplos como o do filme, com os avanços tecnológicos ou a própria globalização a preocupação com as pessoas aumentou muito. Hoje as empresas sabem que o maior patrimônio que se pode ter é as pessoas e que elas são fundamentais para sua sobrevivência e seu crescimento economico.
Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e “A Moderna Gestão de Pessoas”
O filme “Tempos Modernos” retrata uma sátira ao processo de gestão organizacional daquela época, que se passa na fábrica onde Charlie Chaplin trabalhava, onde os funcionários trabalhavam arduamente e sem direitos previamente estabelecidos. Devido aos abusos, os mesmos aderiam a greves e reivindicações ate adquirirem melhores condições de trabalho. O setor de RH daquela época era encarado como um “capataz” que fazia com que a produção das fabricas trabalhassem sob pressão física e psicológica.
Nos dias de hoje não há muita mudança em relação a produzir o máximo que puder sem ter tempo para refletir se aquela forma é a correta, porém a função do RH agora é trazer o trabalhador cada vez mais para o lado da empresa,
transformando-lhes em “colaboradores” ao invés de reles funcionários.
Não se pode negar que o tratamento para com eles (funcionários) mudou muito, com as novas tecnologias, globalização e conhecimento, muitas empresas estão trazendo a gestão de pessoas para um contexto de humanização e motivação para um melhor resultado da empresa.
Porém a grande maioria ainda intimida o funcionário mostra que ele é o lado mais fraco e que tem que dançar conforme a música que a empresa toca e pronto. Isso tudo ocorre ao mesmo tempo em que a empresa diz que esta se modificando se humanizando mais e tentando valorizar seu “colaborador”.
O que podemos concluir é que as coisas mudam ao passo de tartaruga, pois já estamos em 2013 o filme de Chaplin se passa em 1929 após a crise e praticamente os cenários ainda são quase os mesmos.
Para complementar todos os conceitos da abordagem Clássica, assistimos ao filme Tempos Modernos que se passa no início do século XX, na época da Revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série, o que criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração, no filme sendo abordado criticamente as principais abordagens do taylorismo. Nas primeiras cenas, observamos que a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora
...