TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos E O Capital

Ensaios: Tempos Modernos E O Capital. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 7

TEMPOS MODERNOS E O CAPITAL (Mehring, Franz)

A primeira visão que se tem do filme é homens sendo explorados em suas horas trabalhadas, dono da empresa não satisfeito com a quantidade de peças produzidas manda de hora em hora aumentar a produção . Operários sendo explorados em suas horas, sendo obrigados a trabalhar mais do que possam suportar para produzir mais para o mercado capitalista, até que a máquina se confunde com homens. Chega-se a pensar em novas invenções em que o trabalhador não precise parar nem pra comer, a máquina o sustentará.

Mais com a crise do capital a grande maioria das fábricas começam a fechar e os operários ficam sem o seu meio de sobrevivência por que as vezes é só isso que sabem fazer. Começa as crises e os conflitos entre os capitalistas e os operários, começa a fome e o desemprego que por fim geram a questão social.

Essa é a relação do capital com o trabalhador que Marx muito bem escreveu ao mundo capital o trabalhador só tem valor para o capitalista enquanto está produzindo o relógio é quem dita quem é bom ou quem não é .

No Primeiro Tomo Marx deixa bem claro essa relação capital e operário ele começa a investigar como o dinheiro se converte em capital, e como vimos bem no filme é através da força de trabalho não remunerada do trabalhador. A dinâmica do capital é desmedida, sua fome por mais valia é insaciável. O filme retrata bem o trabalhador que de forma continue faz o trabalho como uma máquina e a mais valia é absoluta quando o capitalista aumenta a jornada de trabalho além do tempo necessário para repor aquilo que investiu em mão de obra, quando o dono da empresa olha toda a hora para o relógio e começa a marcar o tempo de produção e a cada hora ele pede que aumente a rotatividade das máquinas para que se aumente a produção, ou seja, quanto mais se produz em uma hora mais valor terá o capitalista, já o trabalhador terá para ele sempre o mesmo valor essas horas.

Marx fala que a maquinaria e a grande indústria engendraram uma espantosa miséria, em um nível nunca engendrado antes por modos de produção anteriores. A Legislação Trabalhista é a primeira reação consciente da sociedade contra a monstruosidade gerada por esse modo de produção. O filme mostra como eles eram tratados, não tinham tempo nem de comer, eram máquinas engolindo homens. Trabalhadores se destruindo e destruindo suas famílias, tendo sido obrigados a colocarem todos os seus familiares para trabalhar, suas crianças, suas mulheres, seus jovens, para satisfazer o poder do capital.

O filme retrata trabalhadores, sem tempo para suas famílias, para suas esposas, para seus filho ,o tempo de um trabalhador é o seu tempo trabalhado, “quanto mais longa for a jorna de trabalho, mais baixos serão os salários” assim como o capital produz mais valia, esta, por sua vez, cria capital.

Maquinas começam a criar a miséria o serviço que antes dois trabalhadores faziam agora só precisariam de um pra ligar as máquinas tão bem mostradas no filme quando o encarregado fica sentado lendo e as máquinas trabalhando. Começam as crises de fábricas fechando como vimos no filme, trabalhadores e sendo dispensados de suas funções e aí surge uma nova classe que é denominada de força de exército industrial, são homens que estão dispostos a trabalhar em qualquer coisa por qualquer coisa para sobreviver. Com isso a mais valia começa a crescer cada vez mais e a miséria fica a cada dia mais notável e começa aí a questão social ficar mais evidente no filme as pessoas começam a furtar e a roubar para sobreviver, começam a perder suas moradias e já não ter mais o que repartir em casa. Começa aí a luta de classes por melhores condições. Os protestos começam a surgir a policia passa a ser uma policia coerciva e repressora como vimos no filme, passa a defender o patrimônio dos capitalistas indo para as frentes de fábricas e para as ruas reprender os trabalhadores que estão ali unicamente com o intuito de defender os seus direitos , o Estado passa a ser o braço direito dos capitalistas .

No texto Marx diz “ao descrever incessantemente o número dos magnatas do capital que usurpam e monopolizam as vantagens desse processo de transformação, cresce a massa de miseráveis, a opressão, a escravização, a degradação. A exploração, mas cresce também a rebeldia da classe trabalhadora, cada vez, mais numerosa e disciplinada, unida e organizada pelo próprio mecanismo do processo capitalista de produção”.

O capitalismo resultou da expropriação da massa do povo por alguns expropriadores. O socialismo será a expropriação desse punhado de usurpadores pela massa do povo

Dentro da visão crítica de Marx o primeiro tomo ele havia analisado a produção do capital descobrindo nela o segredo do lucro, ele descobriu que o capitalista teria seu lucro nas horas trabalhadas não pagas pelos operários, no segundo ele seguira os passos do capital entre a fabrica e o mercado, ou seja, o que acontecia com a mercadoria desde que ele saia da fabrica e chegava ao mercado consumidor, já no terceiro ele observa e estuda a repartição do lucro. O que ele observou é que o operário seria o mais prejudicado nesse rotatividade de mercadoria lucro mercadoria, o operário produzia a mercadoria, ajudava a colocar essa mercadoria no mercado, produzia a mais-valia e não tinha o direito de ter essa mercadoria.

O filme nos mostra bem essa parte quando eles estão dentro de uma loja e eles começam a desfrutar dessas mercadorias dentro dela, eles saem do lugar de excluídos para o lugar de dono da mercadoria, só assim eles podem sentir um pouco o que é ter algum lugar onde nada falta, onde as roupas, comida, lugar onde dormir e se aquecer estão ao seu alcance sem se preocupar em como manter isso.

O mercado capitalista só terá lucro se essas mercadorias produzidas por mais-valia for repassada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com