Texto de História - Canudos
Por: André Aguiar • 23/10/2016 • Relatório de pesquisa • 501 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá
Trabalho de História; Assunto: Canudos
Nome: André Aguiar Paes Leme 3°B
Professor: Donizete
A Terra Prometida do sertão nordestino
De 1896 a 1897, uma grande revolução atingiu todo sertão nordestino do Brasil. Ela foi muito marcante para a população e nos influencia até hoje, essa revolta é conhecida como a Guerra de Canudos.
Tudo se iniciou quando em 13 de Março de 1830 em Quixeramobim nasceu Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como “Antônio Conselheiro”. Por nascer nessa região “amaldiçoada”, sabia de todos os problemas que nela ocorre e por isso começou sua reivindicação. Conselheiro viu o sofrimento dos outros cidadãos e também teve o seu, perdendo amigos e parentes naquela precária e doentia região, fazendo-o começar a peregrinar dentro daquele território a fim de conhecê-lo melhor e também recrutando pessoas para “salvá-las”.
Com essa busca por melhor identificação territorial, Conselheiro ficou conhecido pelo governo colocando-o em certos riscos, como por exemplo, a vez que fora preso por engano em Itapicuru onde ele teria assassinado uma mãe e uma esposa, porém isso o perseguiu durante toda sua vida. Voltando a sua peregrinação, Antônio se deparou sempre com os mesmos problemas e situações do sertão nordestino, que foram as cobranças de impostos, baixa renda, escassez de alimentos e muitos outros. E isso se prevaleceu até mesmo após a proclamação da República, quando era esperada uma melhor divisão de renda e uma diminuição na cobrança de impostos.
Conselheiro, após certo tempo de viagem, funda uma comunidade denominada Canudos, que era habitada por população sertaneja, ex-escravos e diversas outras pessoas recrutadas em sua viagem. Nesse contexto, Antônio Conselheiro já era considerado um ‘’salvador’’, assemelhando-se a Jesus Cristo por sua barba e influenciar várias pessoas pela fé. Com a fundação dessa nova aldeia, o governo teme que Canudos tente restaurar a Monarquia e também não aceita seu modelo social que era a não cobrança de impostos e também a ausência de uma elite. Com isso, expedições foram feitas para acabar com a região, porém todas não obtiveram êxito, até que na quarta expedição, muito bem militarizada, contra a comunidade, o arraial de Canudos foi queimado e quase toda a população destruída, tendo um enorme número de pessoas e soldados mortos e por fim a morte e derrota de Antônio Vicente Mendes Maciel.
Para toda a população brasileira, principalmente a nordestina, esse movimento foi de grande importância, pois considerando todas as condições que os sertanejos passavam eles resolveram se unir e lutar para tentar uma mudança e não conseguiram êxito, mas toda essa revolução foi um grande marco ideológico para toda a população brasileira.
Em suma, Canudos foi uma tentativa de fuga do sistema da época, o qual passou por várias dificuldades para ser fundado e que resistiu às diversas situações de guerra até chegar a um ponto crítico de violência e adversidades, mas com todo o processo para a construção dessa comunidade percebemos a presença de uma ideologia que nos influencia até hoje, nos levando a pensar sobre uma “Terra Prometida” cujo local é desconhecido dentro do misterioso sertão brasileiro.
...