Trabalho De Sociologia
Ensaios: Trabalho De Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernanda46 • 29/9/2013 • 4.487 Palavras (18 Páginas) • 1.613 Visualizações
Trabalho de Sociologia
1) Qual o conceito de Sociologia e quem se deve sua criação?
1.1 – CONCEITUAÇÃO
Ao conceituar Ciências Sociais, a primeira preocupação é estabelecer noções básicas sobre ciência e, a seguir, distinguir as ciências denominadas Sociais ou Humanas das demais ciências.
Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimento, um conjunto de preposições logicamente sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.
Pode-se conceituar o aspecto lógico da ciência como o método de raciocínio e de inferência acerca de fenômenos já conhecidos ou a serem investigados; em outras palavras, pode-se considerar que o “aspecto lógico constitui o método para a construção de proposições e enunciados”, objetivando, dessa maneira, uma descrição, interpretação, explicação e verificação mais precisas.
Assim, para conceituar a Sociologia e contextualizá-la no âmbito das ciências em geral e das ciências sociais em particular, vamos identificar os três níveis de conhecimento científico: inorgânico, orgânico e superorgânico.
1.2 – OS TRÊS NÍVEIS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico do “inorgânico” é o das Ciências Físicas; o “orgânico”, é investigado pelas Ciências Biológicas e o “superorgânico”, abrangido pelas Ciências Sociais.
De acordo com esta concepção, o campo de ação das Ciências Sociais tem início justamente quando os estudos físico e biológico do homem e seu universo terminam. Os três níveis encontram-se inter-relacionados, e a transição de um para outro é gradativa.
O superorgânico é observado no mundo dos seres humanos em interação e nos produtos desta interação: linguagem, religião, filosofia, ciência, tecnologia, ética, usos e costumes e outros aspectos culturais e da organização social. Portanto, ao estudar o superorgânico, as Ciências Sociais têm seu interesse voltado para o homem em sociedade.
.3 – CIÊNCIAS SOCIAIS OU HUMANAS - CLASSIFICAÇÃO
Embora os autores apresentem classificações diferentes em relação às Ciências Sociais ou Humanas, EVA MARIA LAKATOS considera que elas englobam as especificadas a seguir:
ANTROPOLOGIA CULTURAL: Estuda as semelhanças e diferenças culturais, origem e história das culturas do homem, sua evolução e desenvolvimento, estrutura e funcionamento. Inicialmente, a Antropologia Cultural preocupava-se apenas com o estudo das culturas dos povos ágrafos (pré-letrados ou comumente denominados “primitivos”). Mais recentemente, tem-se interessado também pela cultura das sociedades industriais. Exemplos: A antropologia cultural estuda a tribo como uma forma especial de sociedade - ritos de passagem, tipos de organização familiar; religião e magia; artes e artesanato; mitos, meios de comunicação.
DIREITO: Estuda as normas que regulam o comportamento social, estabelecendo direitos e obrigações entre as partes, através dos sistemas legislativos característicos das sociedades. Concentra-se, portanto, na análise dos fatores normativos do comportamento social. Exemplos: O Direito estuda o tribunal como uma variedade de sociedade - direito trabalhista, direito empresarial (comercial), direito civil, direito penal, etc.
ECONOMIA: Estuda as atividades humanas no campo da organização de recursos, isto é, produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Exemplos: A Economia estuda as organizações industriais como tipo especial de sociedade - macroeconomia e microeconomia.
POLÍTICA: Estuda a distribuição do poder nas sociedades humanas. Sistematiza o conhecimento dos fenômenos políticos, isto é, do Estado e investiga o conjunto de processos e métodos empregados para que determinado grupo alcance, conserve e exerça o poder. Exemplos: A Política analisa o Estado como uma forma específica de sociedade - formas de governo, partidos políticos; mecanismos de eleições.
PSICOLOGIA SOCIAL: Estuda o comportamento e a motivação do indivíduo, determinados pela sociedade, e, seus valores. Os estímulos que indivíduo recebe do grupo e as influências que os contatos sociais exercem sobre a sua personalidade, constituem o campo de interesse da Psicologia Social. Exemplos: A Psicologia Social estuda o pequeno grupo como uma variação da sociedade - comportamento em relação às questões raciais; comportamentos e atitudes de adolescentes, etc.
SOCIOLOGIA: Estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda o homem e o meio humano em suas interações recíprocas. A Sociologia não é normativa, nem emite juízos de valor sobre os tipos de associação e relações estudados, pois se baseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. A Sociologia, desta forma, é o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social. Exemplos: formação e desintegração de grupos; divisão das sociedades em camadas, mobilidade de indivíduos e grupos nas camadas sociais; processos de competição e cooperação.
Sociologia como ciência, surge no século XIX, no momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação do capitalismo, para resolver questões sociais, foca o coletivo, analisa o homem no meio social. Objetiva o progresso e busca pelo estágio positivo.
Comte dividiu a sociologia em duas grandes áreas, a estática, que estuda as condições de existência da sociedade, e a dinâmica, que estuda seu movimento contínuo. A principal característica da estática é a ordem harmônica, enquanto a da dinâmica é o progresso, ambas intimamente relacionadas.
1.4 – CAMPO DA SOCIOLOGIA
Verificamos, portanto, que o objeto material das Ciências Sociais ou Humanas é o mesmo: o homem na sociedade. Todavia, essas ciências possuem seu objeto formal distinto, apesar de relacionadas e complementares entre si.
Cabe à Sociologia estudar a sociedade como um todo, com características e relações que podem ser observadas em qualquer sociedade.
Em relação à natureza do homem, cada Ciência Social concebe um tipo específico, por exemplo, o homo economicus ou o homo politicus, com características singulares, ou seja, dominado pelo interesse econômico ou pelo desejo de poder. Para a Sociologia, o homo socius, é, ao mesmo tempo, econômico,
...